A Osteotomia do Joelho é uma técnica cirúrgica que permite o realinhamento e substituição articular do tipo artroplastia (prótese). A cirurgia consiste em dois gestos cirúrgicos: cirurgia artroscópica para tratamento das lesões intrarticulares (meniscos e cartilagem) associada a osteotomia realizada por via aberta.
O mau alinhamento do joelho pode ter diversas causas, como fraturas, artrose do joelho, ou como consequência de uma cirurgia, como a remoção do menisco.
Este tipo de intervenção cirúrgica corrige a deformidade da articulação, com o objetivo de reduzir a dor e minimizar o impacto do peso do corpo na área mais lesada.
Dessa forma, o objetivo da osteotomia é melhorar a distribuição de peso nas articulações, transferindo o esforço de uma área onde o joelho está mais comprometido para outra, onde o joelho está mais saudável. Com isso, espera-se uma melhoria da dor, da função motora e da mobilidade da pessoa.
A osteotomia permite que o paciente retome suas atividades físicas habituais, até mesmo as que exigem bastante do joelho, como a corrida ou o futebol. Ainda assim, poucos doentes voltam ao mesmo nível de antes.
A cirurgia é indicada doentes com mau alinhamento do joelho associado a desgaste isolado de um dos compartimentos (medial ou lateral).
Os doentes devem ter menos de 65 anos, boa mobilidade do joelho e com peso dentro da normalidade.