Skip to main content

Doenças Respiratórias: prevenção, diagnóstico e tratamento

publicado em 25 Set. 2025

A 25 de Setembro assinala-se o Dia Mundial do Pulmão, uma oportunidade para enfatizar a importância da saúde pulmonar na saúde global e a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento atempado das doenças respiratórias.

O que são Doenças Respiratórias?

O sistema respiratório, e em concreto os pulmões têm como principal função assegurar as trocas gasosas que são essenciais para a vida, o que passa por oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono produzido pelas células.

 

De uma forma simplista as doenças respiratórias são doenças que afetam qualquer parte do sistema respiratório, desde as fossas nasais aos pulmões, e podem ser infeciosas, alérgicas, neoplásicas ou degenerativas e são decorrentes da interação entre os fatores de risco ambiental e ocupacional, a suscetibilidade individual e as comorbilidades existentes. O tabagismo, a poluição no interior (indoor) e no exterior dos edifícios (outdoor), a exposição ocupacional, uma dieta desequilibrada, contribuindo para a obesidade, e a ausência de atividade física são fatores responsáveis pelas doenças respiratórias.

 

As cinco principais doenças respiratórias, e que são as causas mais comuns de morbilidade e mortalidade a nível mundial são a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a pneumonia, a tuberculose e o cancro do pulmão. Em Portugal, as doenças respiratórias representam a 3ª causa de morte.

Como prevenir as doenças respiratórias?

As medidas de prevenção incluem a melhoria da qualidade do ar, as boas condições habitacionais, o combate ao tabagismo, a promoção de um estilo de vida saudável e a vacinação. Adicionalmente, esta prevenção passa por aumentar a capacidade de acesso ao diagnóstico e terapêutica, o acesso aos medicamentos essenciais e às vacinas. Para o diagnóstico atempado das doenças respiratórias e respetivo tratamento, é importante estar atento a possíveis sinais de alerta como tosse persistente, dificuldade respiratória, pieira e dor/aperto no peito, e procurar um médico pneumologista para melhor esclarecimento.

O que podemos fazer para promover a saúde respiratória?

A promoção da saúde respiratória passa por eliminar o uso de qualquer forma de tabaco, reduzir a poluição, melhorar a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças respiratórias e garantir o acesso universal aos cuidados de saúde de qualidade, bem como às terapêuticas e imunizações, quer para as crianças, quer para os adultos. Não esquecer que estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade (Alexander Lowen).