Pneumologia - Trofa Saúde Skip to main content

O que é?

A Pneumologia é a especialidade médica que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório.

O que trata?

As doenças pulmonares mais comuns são:

  • Apneia do sono – A apneia obstrutiva do sono ocorre quando a respiração é interrompida repetidamente durante o sono por períodos de mais de 10 segundos. As pessoas têm de cinco a trinta episódios de respiração interrompida por hora, ou mais.

 

  • Asma – A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, de que resulta a sensação de dificuldade respiratória e a pieira

 

  • Bronquite – A bronquite é a inflamação das principais vias respiratórias dos pulmões, os brônquios, que são responsáveis por transportar o oxigénio de e para os pulmões, fazendo com que fiquem irritados e inflamados e causando sintomas como tosse seca ou com catarro, ou falta de ar.

 

  • Cancro de pulmão – O cancro do pulmão é, na vasta maioria dos casos, de origem epitelial e, como tal, é classificado como carcinoma. Os carcinomas pulmonares surgem normalmente nas células do epitélio dos brônquios principais (tumor central) ou em pequenos brônquios, bronquíolos, ou alvéolos (tumor periférico).  Ao contrário das células normais, as células de cancro do pulmão não respeitam as fronteiras do órgão podendo invadir os tecidos circundantes e disseminar a outras partes do organismo.

 

  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) – A doença pulmonar obstrutiva crónica  (também conhecida por Enfisema pulmonar) é uma doença pulmonar comum caracterizada por persistência de sintomas respiratórios associados a obstrução do fluxo de ar aos pulmões. Os sintomas incluem: dificuldade respiratória, tosse, produção de muco (expetoração) e sibilos.

 

  • Infeções respiratórias – A infeção respiratória é uma infeção que surge em qualquer região do trato respiratório e que pode atingir desde as vias aéreas superiores, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores, como brônquios e pulmões. Geralmente, este tipo de infeção é provocada por vírus, bactérias ou fungos e provoca sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo. Estas infeções são mais comuns no inverno, pois é o período em que período há maior circulação de micro-organismos, já que a temperatura fica mais baixa e há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

 

  • Pleuresia – A pleurisia, também conhecida como pleurite, é uma condição na qual a pleura, que é a membrana que cobre os pulmões e o interior do tórax, fica inflamada, gerando sintomas como dor na região do peito e costelas, tosse e dificuldade em respirar.

 

  • Pneumonia – A pneumonia é um tipo de infeção pulmonar (no pulmão) devida à proliferação de microorganismos infeciosos ao nível dos alvéolos (pequenos sacos de ar). Existem diferentes tipos de infeção pulmonar não pneumónica (incluindo bronquite aguda) que podem variar na sua gravidade. Denomina-se broncopneumonia, quando o foco infecioso e a resposta inflamatória estão localizados nos brônquios e no pulmão circundante.

 

  • Tuberculose pulmonar – A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infeção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe. A tuberculose pulmonar é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal.

 

O tratamento destas patologias ode ser feito com recurso aos seguintes exames:

  • Exames endoscópicos, por exemplo broncoscopia
  • Estudos de função respiratória, por exemplo espirometria
ver mais
ver menos