Abertura desta edição do Congresso ficou marcada por temas centrais para a prática clínica atual, da inteligência artificial ao envelhecimento ativo e à saúde da mulher.

O III Congresso de Medicina Geral e Familiar Trofa Saúde arrancou esta manhã, no Trofa Saúde Gaia, com um primeiro bloco científico particularmente centrado nos desafios que atualmente atravessam a prática clínica em Medicina Geral e Familiar:
A integração da tecnologia, o envelhecimento da população e a necessidade de uma abordagem cada vez mais próxima, contínua e ajustada à realidade do doente.
Digital em MGF
A sessão de abertura do programa científico, moderada pela Dr.ª Inês Oliveira Dias (OM65456), trouxe para discussão dois temas que já fazem parte do quotidiano clínico. A inteligência artificial na prática médica esteve em destaque na intervenção da Dr.ª Mariana Pais, enquanto a Dr.ª Mafalda Carrington (OM60673) abordou os desafios da telemonitorização e o impacto crescente das ferramentas digitais no acompanhamento do doente.
Envelhecimento Ativo
Seguiu-se a conferência dedicada ao envelhecimento ativo, presidida pelo Prof. Doutor Mário Pinto (OM22432), com intervenção do Prof. Doutor Paulo Santos (OM35952).
Num momento particularmente centrado na prevenção e no seguimento clínico, a sessão reforçou a importância de uma Medicina Geral e Familiar capaz de acompanhar uma população cada vez mais envelhecida, mantendo proximidade, continuidade e capacidade de adaptação às diferentes fases da vida.
Menopausa: O Essencial para a MGF
A manhã prosseguiu com a mesa “Menopausa: O Essencial para a MGF”, moderada pela Dr.ª Márcia da Costa Ferreira (OM68092), reunindo a Prof.ª Doutora Joana Queiroz Machado (OM57799), a Dr.ª Fátima Pinto (OM42970) e a Dr.ª Filipa Costa (2574N).
Ao longo da sessão, foram discutidos diferentes aspetos relacionados com a abordagem da menopausa em contexto de consulta, desde recomendações práticas e estratégias terapêuticas até ao impacto metabólico desta fase da vida. A discussão refletiu a crescente necessidade de uma abordagem mais integrada, personalizada e informada sobre temas que fazem parte da realidade diária da Medicina Geral e Familiar.