Skip to main content

Como reagir às más notas escolares do meu filho?

publicado em 07 Jun. 2023

Tirar uma má nota escolar é uma situação comum. No entanto, a forma como os pais reagem a essa nota pode ditar a atitude da criança face à mesma e potenciar ou impedir que esta tenha um bom resultado no futuro.

 

Sabe-se que motivar pelo medo é uma estratégia que traz consequências negativas para a criança ou adolescente. Todavia, apoiar, empatizar e colaborar são estratégias que promovem a autonomia e responsabilidade do próprio. Afinal, o que os pais mais desejam é que a criança ou adolescente recupere a nota baixa e que esse processo os torne mais fortes e bem preparados para situações futuras.

 

Assim sendo, os pais devem:

 

  • Regular a ansiedade dos filhos e a sua própria ansiedade. Lembrar-se que se transmitirem apreensão e medo que a criança ou adolescente não consiga recuperar as notas, os filhos podem absorver esse sentimento e sentirem-se incapazes de subir a nota.

 

  • Demonstrar aos filhos que acreditam nas suas capacidades. Dizer aos filhos que estes têm aptidão para reverter a nota baixa e ajudá-los na procura de soluções, utilizando expressões como “podemos trabalhar juntos para melhorar a nota?” ou “vamos ver juntos as perguntas do teste?”

 

  • Enaltecer os pontos fortes dos filhos nas outras matérias, para promover a autoestima.

 

  • Ajudar os filhos a criar uma rotina de estudos agradável para recuperar a nota baixa. Os filhos deverão entender que o estudo deve ser regular independentemente de se estar a estudar para uma prova ou a acompanhar a matéria, e que esta metodologia tem benefícios e não se trata de uma punição pelo seu mau desempenho.

 

  • Expressar que confiam no potencial dos filhos. Motiva-los para gerar neles a autoestima e a confiança que precisam. Utilizar frases como “Sei que és capaz”, “Não quero que sejas o melhor, quero que faças o melhor que conseguires”.

 

  • Aplaudir e elogiar os resultados dos filhos. Ficar radiante com as conquistas dos filhos reforça o entusiasmo e a motivação para estes melhorarem constantemente o seu desempenho e não apenas se sentirem felizes por terem recuperado a nota naquele momento.

 

Presença, empatia e diálogo são a combinação essencial para que os pais encarem as más notas dos filhos como apenas mais um obstáculo superado com sucesso. No entanto, se os pais sentirem que não estão a conseguir ajudar os filhos a alcançar bons resultados escolares, sugiro que recorram aos professores, a familiares e se necessário a profissionais de saúde para que possam despistar a existência de perturbações de aprendizagem e ou emocionais. Bons estudos!