Skip to main content

5 dicas para manter uma alimentação mais saudável

publicado em 08 Nov. 2023

Todos reconhecem que a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada é condição determinante para melhorar a saúde dos cidadãos, das famílias e da coletividade no seu conjunto.

 

Aqui fica uma ajuda!

Dica 1: Comer mais fruta e hortícolas

Pôr mais hortofrutícolas na mesa é sempre uma aposta ganha. Garantir o consumo de sopa no início das refeições principais e 2 a 3 peças de fruta por dia pode ser o suficiente para atingir a quantidade recomendada. Para além da sopa, a presença de metade do prato com hortícolas também é desejável (ex: cenoura, tomate, couve roxa, curgete, brócolos, couve-flor, feijão-verde). Opte pelo consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época.

Dica 2: Hidratação ao longo de todo o dia

Beba mais água (8 a 10 copos por dia) e menos bebidas açucaradas (bebidas refrigerantes, néctares e sumos de fruta). Experimente usar a garrafa reutilizável e prepare algumas águas aromatizadas.

Dica 3: Leguminosas de regresso ao prato

Para as leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…), tanto as versões em conserva como as secas podem ser opções a considerar. As leguminosas têm proteínas de elevada qualidade. Assim, experimente fazer algumas refeições sem carne ou pescado e adicione leguminosas na sopa em vez de batata.

Dica 4: Evitar o “lixo alimentar”, em particular os snacks hipercalóricos, ricos em sal, açúcar e gordura

A estratégia mais eficaz para evitar o consumo excessivos destes produtos alimentares é, seguramente, não comprar e substituir estes alimentos por outros mais saudáveis, mas saborosos à mesma (ex.: palitos de cenoura, pepino, tremoços, frutos oleaginosos e sementes).

Dica 5: Todos para a cozinha e para a mesa!

Experimente elaborar a ementa familiar semanal e a respetiva lista de compras.

 

Dê preferência a métodos de confeção que protejam o valor nutricional dos alimentos, como por exemplo, jardineiras, estufados, cozidos, arrozes… ou seja, “pratos de panela”, cheios de cor, aroma e sabor. Em contrapartida, limite aqueles que acrescentam gordura aos alimentos, como os fritos.

 

Privilegie o consumo de azeite como principal fonte de gordura e utilize ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.

Ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável é uma aprendizagem para a vida e o resultado pode ser muito divertido!

 

Por si. Pela sua família. Por Todos.