Nos dias de hoje, a importância da estética a todos os níveis leva, cada vez mais, à procura de ajuda no sentido de obter um sorriso mais bonito.
A ortodontia é um ramo da medicina dentária que trata do diagnóstico, prevenção e correção das alterações de desenvolvimento dos maxilares e posições dentárias. E se os dentes apinhados (tortos e sobrepostos) e alterações da mordida (encaixe dos dentes superiores e inferiores) são óbvios e perfeitamente visíveis, nem sempre outras alterações existentes são tão evidentes. Muitas vezes, começam a aparecer em idades muito jovens, pelo que passam despercebidas. A intervenção nesta fase é mais fácil e mais rápida.
Em meio hospitalar a intervenção, colaboração e comunicação das várias especialidades é de primordial importância na deteção precoce de problemas. O cliente pode assim ser alertado e reencaminhado com a facilidade e rapidez necessárias.
Hábitos prejudiciais ao normal crescimento e desenvolvimento dos maxilares, como a sucção de dedo ou chupeta, interposição da língua, bruxismo (apertar / ranger os dentes), perda precoce de dentes de leite e queixo avançado, são algumas das situações que poderão ser detetadas cedo pelo pediatra.
As dificuldades respiratórias sinalizadas pelo otorrinolaringologista, causadas por exemplo por obstrução nasal, obrigam a que haja respiração bucal e levam frequentemente a atrésia da maxila (palato profundo e estreito), mordida cruzada, ausência de selamento labial (lábios sempre entreabertos) e tendência a inflamação gengival. A abordagem terapêutica nestes casos passa pelo tratamento das causas da obstrução respiratória e posterior correção ortodôntica.
A terapia da fala pode diagnosticar e tratar hábitos prejudiciais, alterações a nível da respiração, mastigação e deglutição, freios linguais ou labiais de inserção baixa, que dificultam a mobilidade de lábios e língua, forças musculares inadequadas e posição mandibular, entre outras. A sua intervenção é importante antes, durante e após o tratamento ortodôntico, contribuindo para a sua estabilidade.
Existem atualmente diversos tipos de aparelhos, removíveis ou fixos, metálicos ou cerâmicos (cor do dente) e ainda a possibilidade de colocação de Invisalign (uma série de alinhadores transparentes e removíveis) quando a estética e conforto são fatores determinantes.
Dentes alinhados permitem uma melhor higienização, dando condições a que se mantenha uma dentição sem problemas toda a vida. Sendo um tratamento corrente, não há razão para que não se consiga o sorriso “perfeito”, com maior autoconfiança e melhores funções mastigatórias e fonéticas.
A Ortodontia pode ser a solução para o seu problema. Visite uma das unidades Trofa Saúde Hospital e tenha a certeza de ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar, experiente e diferenciada, disponível sete dias por semana em horário alargado. Para um melhor acompanhamento e tratamento da sua situação, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com o nosso corpo clínico.