Skip to main content

A importância da Ortodontia

publicado em 12 Jun. 2017

A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção e correção dos problemas de posicionamento dentário e da relação entre os maxilares, sendo o termo técnico “má oclusão” (“má mordida”) o que define essas anomalias. Os fatores que contribuem para o aparecimento de uma “má oclusão” poderão ser hereditários (padrão familiar) e/ou ambientais tais como hábitos de sucção da chupeta ou dedo, perdas precoces de dentes de leite ou existência de problemas respiratórios que promovam a respiração oral.

 

As más oclusões mais frequentes são a mordida cruzada, mordida aberta, dentes apinhados e ainda alterações na relação sagital dos maxilares (estando um maxilar recuado ou avançado em relação ao outro).

 

Mordida Cruzada: Idealmente, quando encostamos os dentes na posição de boca fechada, os dentes inferiores devem contactar nos dentes superiores por dentro. Quando acontece o contrário, ou seja, quando os dentes do maxilar inferior se relacionam externamente com os dentes do maxilar superior estamos perante uma mordida cruzada. Esta pode envolver um dente ou um grupo dos dentes, ocorrer na zona anterior ou posterior da boca e apenas de um lado da cavidade oral ou em ambos. O tratamento deste tipo de má oclusão deverá ser realizado o mais precocemente possível para evitar o desenvolvimento de anomalias esqueléticas.

 

Mordida Aberta: Má oclusão em que não existe contacto entre os dentes superiores e os inferiores. Pode prolongar-se até à idade adulta e está muitas vezes associada a hábitos de sucção de chupeta e/ou dedo prolongados, respiração oral e interposição da língua durante fala e deglutição. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, mais fácil será o tratamento e melhor o prognóstico.

 

Apinhamento dentário: Ocorre quando há uma discrepância entre o tamanho dos dentes erupcionados e o espaço disponível no maxilar para o seu alinhamento. A sua permanência dificulta uma correta higienização oral, aumentando o risco de desenvolvimento de lesões de cárie, bem como comprometimento da estética e da função.

 

Má oclusão resultante da desarmonia de crescimento dos maxilares: engloba todas as más oclusões em que o maxilar superior se encontra avançado ou recuado relativamente ao maxilar inferior podendo a origem do problema se localizar num dos maxilares ou ser uma combinação de ambos. A abordagem intercetiva da ortodontia nestes casos é fundamental porque poderá evitar que alguns casos na idade adulta sejam apenas corrigidos através de tratamentos ortodôntico-cirúrgicos.

 

Alguns tipos de má oclusão deverão ser tratados precocemente, outros poderão aguardar até à fase da puberdade, por isso, aconselha-se que a primeira consulta de ortodontia ocorra por volta dos 6-7 anos de idade, na altura da erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliação da oclusão dentária. No entanto, mesmo em idade adulta é possível realizar a correção ortodôntica.