Skip to main content

As Tecnologias e a Aquisição da Linguagem nas crianças

publicado em 24 Set. 2024

As tecnologias têm vindo a auxiliar, em muito, e de forma positiva, não só no nosso dia-a-dia, mas também a nível profissional. Contudo, têm demonstrado ser uma ferramenta perigosa quando nos referimos ao desenvolvimento da linguagem nas crianças.

Como reage o cérebro da criança quando a expomos a um ecrã?

Alguma vez se questionou o que acontece no cérebro da criança quando lhe colocamos um ecrã na sua frente, seja um telemóvel, computador, consola, tablet, televisão ou algo idêntico?

 

Na especialidade de Terapia da Fala, verificamos que, quando esta ação ocorre, não existe interação comunicativa entre criança e ecrã, ainda que a criança lhe pareça um génio por ser de tenra idade e mexer tão bem nesta ferramenta, a verdade é que esta interação é limitativa: a criança clica, e algo acontece. O clique, por si só, não carece de nenhuma comunicação entre ambos, ou seja, não proporciona a existência da necessidade de comunicar e de se esforçar para ser compreendido pelo outro, seja oralmente ou através de gestos.

 

É a comunicação que permite a interação e desenvolvimento linguístico, com a qual adquirimos e desenvolvemos conceitos ao nível semântico (significado das coisas), morfossintático (função e ligação dos termos utilizados no discurso) e fonológico (distinção dos sons da fala).

Quando no dia a dia interagimos com outras pessoas, existe aquilo a que designamos de comunicação, e é com ela que adquirimos e desenvolvemos infinitas capacidades, entre elas:

 

  • o conhecimento do “pegar a vez”, ou seja, esperar que o outro termine de comunicar para poder ser a nossa vez de comunicar;
  • a linguagem, aprender novas palavras, conhecê-las e inseri-las no nosso vocabulário;
  • a capacidade de analisar e compreender morfologicamente o que nos é transmitido, ou seja, conseguir analisar a o sentido e a função das palavras;
  • a consciência fonológica que nos permite a discriminação auditiva dos sons, que, mais tarde se transformam numa ferramenta fundamental na aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita.

 

O facto de as crianças utilizarem estes meios em demasia, numa fase de desenvolvimento crucial (desde os 0 aos 6 anos) compromete em muito, a aquisição e a evolução destas capacidades essenciais para a sua vida futura, não só a nível da linguagem e interação comunicativa, mas também no seu desenvolvimento físico e cognitivo.

Que problemas podem surgir do uso excessivo de tecnologia nas crianças?

Em sequência desta utilização em excesso, podem resultar os seguintes diagnósticos, ao nível da Terapia da Fala:

 

  • Perturbação da Comunicação;
  • Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem;
  • Perturbação na Produção dos Sons da Fala.

 

Por estas razões, é importante que a exposição a estes instrumentos seja feita de forma moderada e saudável.