Skip to main content

Cefaleias (“Dor de Cabeça”): situações urgentes a resolver

publicado em 08 Jan. 2020

As Cefaleias (“Dor de Cabeça”) são um problema que frequentemente levam os doentes a recorrer ao serviço de urgência.

 

Embora a Cefaleia episódica tipo tensão seja o tipo de “dor de cabeça” mais frequente, a enxaqueca é o diagnóstico mais comum em doentes que procuram atendimento médico com cefaleias.

 

Usando o histórico do doente como a principal ferramenta de diagnóstico, a avaliação inicial da Cefaleia deve determinar se esta é primária ou secundária e, caso o seja, se a causa subjacente é grave.

 

sinais de perigo para a presença de distúrbios subjacentes graves que podem causar Cefaleia aguda ou subaguda:

 

  • Sintomas sistémicos, doença ou condição subjacente (por exemplo: febre, calafrios, mialgias, suores noturnos, perda de peso, cancro, infeção, arterite de células gigantes, gravidez ou pós-parto, estado imunocomprometido, incluindo HIV)
  • Sintomas ou sinais neurológicos anormais (por exemplo: confusão/ alteração do estado de consciência, alterações de comportamento ou personalidade, papiledema, diplopia, zumbido pulsátil, sintomas ou sinais neurológicos focais, meningismo ou convulsões)
  • Início repentino (por exemplo dor que atinge a intensidade máxima imediatamente após o início; ou “pior dor de cabeça da vida”)
  • Início em doentes com idade ?50 anos
  • Alteração do padrão na Cefaleia anterior com progressão ou alteração na frequência, gravidade ou características clínicas do ataque, ou Precipitado pela manobra de Valsalva, ou com Agravamento postural, ou com Papiledema

 

Doentes com sinais de perigo ou outras características de uma fonte secundária de Cefaleia requerem avaliação e imagem imediatas através da TAC ou RMN CE.

 

O diagnóstico e tratamento de emergência são indicados para início súbito de Cefaleia intensa (por exemplo, a cefaleia com dor que atinge a intensidade máxima imediatamente após o início) e para Cefaleia de novo com suspeita de meningite ou encefalite, com dor cervical (no pescoço) com síndrome de Horner sugerindo dissecção da artéria cervical, com défice neurológico focal ou papiledema, sugerindo aumento da pressão intracraniana, ou com sintomas orbitais ou periorbitais.

 

A TAC ou RM Crânio Encefálica são os exames de imagem preferido para a Cefaleia. A escolha da modalidade e a necessidade de contraste endovenoso (EV) dependem das situações clínicas. Para a imagem dos vasos, a angiografia cerebral e cervical usando TAC ou angiografia por ressonância magnética (Angio RMN) é realizada como um exame adicional para TAC ou RMN e geralmente requer administração de contraste EV.

 

No Trofa Saúde Hospital encontra Internista residente 24 horas por dia, 7 dias da semana e 365 dias do ano, desde o Serviço de Urgência ao Internamento do Serviço de Medicina Interna e Consulta Externa, aptos e experientes a lidar com as suas Cefaleias (“Dor de Cabeça”).

 

Bibliografia:
Uptodate 2019 [consultado 2019 dezembro]. Disponível em: http://www.uptodate.com; R Joshua Wootton, MDiv, PhD; Franz J Wippold II