Skip to main content

Comer 2 a 4 peças de fruta por dia enfraquece a capacidade digestiva?

publicado em 08 Jul. 2024

No TikTok, um vídeo defende que é “totalmente errado” comer 2 a 4 frutas por dia, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O autor do vídeo explica que, na medicina oriental, acredita-se que toda a saúde começa no sistema digestivo, também chamado de “fogo digestivo”.

 

Ele compara o sistema digestivo a uma chama que está sempre acesa e argumenta que colocar “água ou coisas frias” nele, como frutas, pode diminuir a sua capacidade digestiva.

 

Assim, o autor afirma que comer 2 a 4 peças de fruta por dia “não faz sentido” porque enfraqueceria muito a capacidade digestiva. Mas será mesmo assim?

Comer 2 a 4 peças de fruta por dia enfraquece a capacidade digestiva?

O Dr. Armando Peixoto, Médico especialista em Gastroenterologia no Trofa Saúde Boa Nova e da Maia, diz que “não há evidências científicas robustas” que sustentem a alegação partilhada no vídeo. Pelo contrário, esclarece o médico, a fruta “promove a saúde digestiva e geral”, por ser rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

 

A fibra, em particular, ajuda na  digestão, prevenindo a obstipação e promovendo um microbioma intestinal saudável, reforça.

 

Ao Viral, o Dr. Armando Peixoto diz que também “não há evidência científica” que suporte a ideia de que beber água fria ou consumir alimentos frios enfraquece a capacidade digestiva, ou seja, a eficiência do sistema digestivo em decompor alimentos e absorver nutrientes).

 

“O sistema digestivo humano é bastante robusto e capaz de lidar com alimentos e bebidas em diferentes temperaturas sem comprometer a sua eficiência”, explica.

Quantas porções de fruta devemos comer por dia?

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de, pelo menos, 400 gramas de fruta e hortícolas (cinco porções no total) por dia. Armando Peixoto explica que isto se traduz em cerca de 2 a 3 porções de fruta.

 

Este consumo “está associado” à redução do risco de doenças crónicas, como doenças cardíacas, AVC e certos tipos de cancro, melhorias da saúde digestiva e manutenção de um peso saudável, acrescenta o médico. As frutas contêm ainda “prebióticos que promovem um microbioma intestinal saudável”, ou seja, que favorecem o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para a saúde digestiva e geral.

 

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a roda dos alimentos mediterrânica recomenda a ingestão de 3 a 5 frutas diariamente.

 

Na mesma linha, também a Fundação Portuguesa de Cardiologia refere, num texto informativo assinado pelo nutricionista Bruno Sousa, que é recomendada a ingestão de 3 a 5 peças de fruta por dia.

 

A Associação Portuguesa de Nutrição refere que a fruta pode ser ingerida ao almoço e ao jantar ou em refeições intercalares. Sugere, por exemplo, que seja incluída nas entradas ou misturada em saladas ou ingerida como sobremesa.

 

Para “maximizar” os benefícios, devem ser ingeridas frutas de cores diferentes ao longo do dia, assinala a Associação Portuguesa de Nutrição

Em suma, diz Dr. Armando Peixoto, comer 2 a 4 frutas por dia é “benéfico para a maioria das pessoas” e não enfraquece a capacidade digestiva.

 

As recomendações dietéticas devem ser “fundamentadas em evidências científicas robustas” que resultam do consenso de várias sociedades científicas, explica o mesmo médico.

 

O gastroenterologista acrescenta que há uma “tendência crescente” do recurso à chamada medicina oriental, o que o médico considera que pode ser “preocupante”. A prática pode ser “perigosa”, porque muitas vezes resulta na disseminação de “conceitos errados e sem fundamento científico” nas redes sociais.

 

O consumo excessivo pode originar “problemas”, como desconforto gastrointestinal e diarreia, devido ao “alto teor de fibras e açúcares naturais”.

 

Pessoas com condições específicas, como síndrome do intestino irritável, podem precisar de moderar a ingestão de frutas que causam desconforto, conclui o médico gastroenterologista.

 

Entrevista in VIRAL CHECK by Sapo (19/07/24)