A famosa dor ciática não é uma simples dor de costas!
É uma dor que percorre a região posterior da coxa e perna, muitas vezes estendendo-se ao pé. É muitas vezes permanente e desesperante, mas também pode provocar uma sintomatologia mais ligeira e limitada a dias ou semanas. Pode ainda estar associada à sensação de fraqueza, adormecimento e formigueiros da perna e do pé, de forma permanente ou após pequenos esforços ou caminhadas.
- Esta dor tem origem na COMPRESSÃO de uma ou mais raízes nervosas que formam o nervo ciático, com origem na coluna lombar e pode ter vários motivos:
- um DISCO vertebral que se deslocou e comprime a raiz (hérnia discal);
- alterações degenerativas das articulações entre as vértebras, que as fazem alargar ou formar osteófitos (bicos de papagaio) que vão ocupar o espaço que devia estar disponível para as raízes nervosas (canal estreito lombar);
- um deslizamento de uma vértebra sobre outra, “trilhando” as raízes nervosas que ali passam (espondilolistesis);
- Em casos mais raros, também patologia tumoral e infeciosa pode ser responsável pela compressão das estruturas neurológicas adjacentes.
É por isso muito importante conhecer a origem da dor. Uma avaliação clínica especializada, quase sempre complementada por um estudo imagiológico (Ressonância Magnética Nuclear e/ou TAC), vão permitir estabelecer um plano de tratamento dirigido à origem do problema.
Em muitos casos, o repouso, medicação e fisioterapia podem resolver o problema. Noutros, o tratamento cirúrgico é a melhor solução para devolver a qualidade de vida e controlar a evolução dos sintomas. Não é recomendável adiar o tratamento, estando bem estabelecido que os melhores resultados são conseguidos nos primeiros meses.
Sendo um problema com várias origens possíveis, não há um tratamento cirúrgico universal, o tratamento é sempre personalizado. Muitas vezes é possível resolver o problema com procedimentos muito pouco invasivos e através de pequenas incisões. Noutros casos, são indicadas cirurgias mais complexas, mas com excelentes resultados e riscos muito controlados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida, não hesite em contactar os nossos Ortopedistas especializados em Coluna, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital.