Aproximam-se os dias de bom tempo, sol e calor! Nada melhor que aproveitá-los com as crianças.
As crianças precisam de brincar ao ar livre, contactando com a natureza, desde que devidamente protegidas. Brincar ao ar livre promove a socialização, o desenvolvimento psicomotor, a criatividade, a saúde e bem-estar da criança e a união familiar.
O Sol dá-nos luz, calor e alegria mas também pode ser perigoso! Se não tivermos cuidado, o sol pode provocar queimaduras cutâneas, desidratação, insolação e cancro da pele (melanoma). Os danos provocados pelo sol na infância são irreversíveis e cumulativos, aumentando o risco de cancro!
Algumas zonas são mais sensíveis podendo queimar facilmente, devendo ter cuidado durante a exposição solar, nomeadamente lábios, nariz, orelhas, contorno dos olhos e face interna e posterior dos joelhos. Os ombros e as costas são as zonas mais expostas ao sol e mais sujeitas a queimaduras, mesmo dentro de água, onde os raios solares são refletidos.
Para usufruir corretamente da exposição solar e evitar riscos devemos:
- Fazer uma exposição progressiva ao sol, começando por período curtos nos primeiros dias;
- Evitar a exposição aos raios solares mais fortes (entre as 11 horas e as 16h30);
- Usar óculos escuros, chapéu com abas e t-shirt;
- Utilizar sempre um protetor solar adequado ao tipo de pele e aplicar 30 minutos antes da exposição solar;
- Renovar o protetor de 2 em 2 horas, principalmente depois de ir à água (mesmo que seja resistente à água);
- Beber água com frequência, para evitar a desidratação.
- Não reutilizar os protetores solares do ano anterior.
Cuidados especiais com as crianças: as crianças são mais vulneráveis pois têm uma pele sensível, apresentando maior risco de queimadura.
- Os bebés até 1 ano devem estar pouco tempo na praia ou na piscina e sempre à sombra. Não é recomendada a exposição solar antes dos 6 meses!
- As crianças até aos 3 anos devem evitar a exposição direta ao sol, utilizando chapéu e camisola.
- Aplicar sempre um creme com fator de proteção 50+.
- Crianças até aos 2 anos e/ou com pele atópica devem utilizar protetor solar mineral. Não deve aplicar protetor abaixo dos 6 meses.
- Aumentar a ingestão de líquidos/ água e fazer refeições ligeiras e frescas (por exemplo fruta).
Estas medidas devem ser tomadas sempre que a criança andar exposta ao sol, quer seja na praia, no jardim ou no parque. Na praia devemos protegermo-nos mesmo com o céu nublado, porque as radiações atravessam as nuvens, e na sombra, onde os raios solares incidem de forma indireta.
Não se esqueça que nos dias de calor transpiramos mais e perdemos mais água, correndo o risco de desidratar, sendo essencial beber mais água.
Saia de casa com as crianças e aproveite o bom tempo! Leve sempre chapéu, t-shirt, protetor solar e água e divirtam-se!
No Trofa Saúde Hospital encontra uma equipa de pediatria disponível 24h/dia que aposta na prevenção e promoção da saúde da criança, bem como no tratamento das doenças agudas e crónicas.