Ao longo dos últimos anos, com a evolução das técnicas, equipamentos e materiais, a Medicina Dentária distanciou-se da imagem clássica da mesma e da ideia de que ao dentista apenas se recorria em momentos de aflição, antecipando uma experiência dolorosa e desconfortável, com o único intuito de “chumbar” ou “arrancar” o dente afetado.
A Medicina Dentária atual em nada se assemelha com a sua imagem do passado, da mesma forma, os médicos dentistas também evoluíram em termos técnicos e conceptuais. São hoje capazes de olhar para o doente e para a cavidade oral como um “todo” e de atuarem das mais diversas áreas de intervenção de forma a permitir um tratamento multidisciplinar em que a implantologia, e reabilitação oral, a cirurgia, a periodontologia e a ortodontia atuam em conjunto, não só para devolver a saúde oral, como também para criar um sorriso mais equilibrado e harmonioso.
A pensar na individualidade dos seus clientes, as unidades do Trofa Saúde Hospital têm uma equipa de Medicina Dentária diferenciada e motivada em proporcionar um tratamento personalizado, diferenciado e de qualidade, com toda a segurança e conforto de um ambiente hospitalar.
Essa estrutura permite disponibilizar consultórios equipados para atender as exigências e especificidades das diversas especialidades; realizar exames complementares de diagnóstico com rapidez e conforto, num meio controlado para o efeito e monitorizado por técnicos especializados e ainda a realização de tratamentos dentários em bloco operatório com anestesia geral, na presença de um médico anestesista.
No serviço de Medicina Dentária, além de tratamentos de dentisteria e higiene oral, encontra profissionais especializados nas mais diversas áreas como:
• Implantologia e Reabilitação Oral: responsável pela substituição de dentes perdidos, restituindo a sua função, saúde e estética através de próteses dentárias. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses dentárias removíveis ou fixas, sobre dentes ou sobre implantes em função das condições únicas de cada doente.
• Cirurgia Oral: responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes “perdidos”, como dentes com cáries muito extensas, dentes sem suporte ósseo, ou mal posicionados com dentes inclusos e dentes do siso.
• Periodontologia ou periodontia: ocupa-se da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, resultantes da acumulação de bactérias nos tecidos de suporte dos dentes (gengiva, osso e ligamento periodontal), que em caso de não serem tratados levam à perda dos mesmos.
• Ortodontia: dedica-se ao estudo, prevenção e correção das malformações ósseas e dentárias em crianças e adultos. Previne as complicações provocadas pela ma oclusão (cárie, dores articulares, fraturas de peças dentárias por trauma oclusal, entre outras). Em ambiente hospitalar, esta especialidade tem ainda a vantagem de poder mediar de forma mais rápida e eficaz a colaboração com a cirurgia ortognática, de forma a resolver casos graves de discrepâncias ósseas.
• Endodontia: especialidade responsável pelo tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo dentário). No caso em que essas patologias são irreversíveis, a endodontia (desvitalização) é a única solução para salvar o dente e evitar outras complicações.
• Odontopediatria: é a especialidade exclusivamente dedicada a prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e doentes com necessidades especiais.
Marque a sua consulta de avaliação, fique a saber qual o plano de tratamento ideal para si e conheça a nossa equipa.