Skip to main content

Dor no compartimento anterior do joelho em adolescentes

publicado em 03 Jan. 2021

Quando adolescentes se apresentam com dor patelofemoral sem uma causa aparente, usamos o termo dor no compartimento anterior. Normalmente, surge em adolescentes que praticam desporto, sendo considerada uma lesão por sobrecarga, que resulta de treinos repetidos, sem suficiente fortalecimento muscular para estabilidade do joelho, coxa e músculos do core.

 

Mas o que é a dor no compartimento anterior do joelho?
É uma dor constante, tipo moinha, agravando com a atividade física, particularmente em exercícios que envolvem flexão e extensão do joelho como, por exemplo, saltos, corrida, agachamentos, etc… Aparece também, por vezes, com flexão repetida do joelho, com subida/descida de escadas ou após longos períodos na posição sentada.

 

Como diagnosticar?
O exame objetivo inclui avaliações:

 

  • Do alinhamento dos membros inferiores;
  • Da posição da rótula;
  • Da flexibilidade dos pés;
  • Da estabilidade dos joelhos;
  • Da rotação da anca;
  • Dos arcos de movimento dos joelhos e ancas;
  • Da força e tónus dos músculos da coxa, além da palpação da rótula.

 

A radiografia e a ressonância magnética ajudam a orientar para múltiplos diagnósticos, como a Doença de Osgood-Schalatter, a instabilidade recorrente da rótula, a síndrome Sinding-Larsen-Johansson, a rótula bipartida, a osteocondrite dissecante, a síndrome da plica, a fratura avulsão da rótula e a síndrome de dor patelofemural.

 

Como tratar?
Na maioria dos casos, a modificação temporária da atividade física, cursos curtos de anti-inflamatórios não esteroides e gelo local, seguidos de treino de fortalecimento muscular e de flexibilidade, levarão a um tratamento bem-sucedido. Assim, é importante um treino adequado, com diminuição da duração e da intensidade da atividade física, focado em desportos de baixo impacto, como o ciclismo ou a natação.

 

Um regime de fisioterapia que inclua fortalecimento dos músculos da coxa e do core é também fulcral. Assim como a escolha de calçado adequado, o aquecimento e alongamentos antes e após exercício são essenciais no desenvolvimento de bons hábitos para a prática desportiva, estabelecendo uma rotina que suporta a longo tempo o fortalecimento muscular da coxa e do core.