Quando os adultos se deparam com o processo de entrada da criança no 1º ano de escolaridade, colocam a questão se ela está ou não preparada para esta nova etapa.
A verdade é que existem muito mais aquisições a ter em conta no desenvolvimento da criança para a aquisição da leitura e escrita, do que as questões comuns de “se tem a capacidade de estar focado tempo suficiente” ou se “já escreve o nome”. É fundamental certificar-se de que a criança já adquiriu no seu desenvolvimento:
- Produção correta de todos os sons da fala (articulação verbal)
- Consciência fonológica
- Linguagem de acordo com a sua faixa etária
A importância da produção correta de todos os sons da fala
A correta produção dos sons da fala é muito importante na aprendizagem da leitura e escrita, uma vez que é através da fala que a criança realiza o processo de associação de cada som à respetiva letra. É, por isso, importante que aos 5 anos a criança realize a correta produção de todos os sons da fala, e que esta seja consistente.
Consciência Fonológica
A consciência fonológica consiste na aquisição e desenvolvimento da consciência silábica (segmentar as palavras em silabas), consciência intrassilábica (isolar unidades de silabas, por exemplo a rima), e consciência fonémica (distinguir os sons da fala na silaba). A aquisição da consciência fonológica é bastante importante para a aprendizagem da leitura e escrita, porque permite à criança fazer a associação fonológica a cada letra (associação fonema/grafema).
Linguagem de acordo com a faixa etária
A linguagem é o conjunto de significados e de associações que permitem ao ser humano comunicar, assim, é importante que ao longo dos 5 anos de idade, a criança tenha adquirido diversas associações ao nível da semântica (vocabulário adquirido, associando-o ao conteúdo e contexto), da morfossintaxe (frases complexas e constituintes morfossintáticos) e da pragmática (intenções comunicativas). Estas são componentes também fundamentais que possibilitam a aprendizagem da escrita e também o seu desenvolvimento, uma vez que são estas ferramentas que também permitem a diversidade da escrita e a sua consistência.
No caso da criança, com 4 anos e 6 meses, apresentar alterações ao nível da linguagem e/ou articulação verbal, deve procurar um/a Terapeuta da Fala de modo que possa ser realizada intervenção terapêutica e seja possível a diminuição de dificuldades aquando da frequência de 1º ano.
Por fim, é importante que sejam realizados despistes ao nível auditivo e oftalmológico de forma a se certificar de que a criança ouve e vê adequadamente, sendo estas funções essenciais para a leitura e escrita.