Skip to main content

Evolução no tratamento das hemorroidas

publicado em 27 Jun. 2024

Hemorroidas são veias que existem no canal anal e todas as pessoas as têm, são as veias hemorroidárias.

 

Quando estas veias se tornam dilatadas (varicosas) e em consequência as suas valvas insuficientes começam a desenvolver-se hemorroidas patológicas e começam a surgir os sintomas dando origem à doença hemorroidária.

 

É uma doença extremamente frequente na população adulta, sendo rara na infância, mais de 60% da população desenvolve hemorroidas depois dos 40 anos de idade.

 

Quando se desenvolvem hemorroidas patológicas estas vão sempre agravando à medida que a nossa idade vai aumentando, sendo aconselhável o seu tratamento antes que as hemorroidas atinjam estadios em que o seu tratamento está sujeito a mais riscos, pós-operatório mais doloroso e com maior frequência de insucesso na completa resolução da doença hemorroidária.

 

O tratamento deve ser adaptado ao estadio das hemorroidas e adaptado à gravidade da situação.

 

A cura da doença hemorroidária é conseguida com a remoção cirúrgica das hemorroidas denominada hemorroidectomia, é o tratamento mais eficaz para conseguir a cura a longo prazo.

 

As técnicas cirúrgicas de hemorroidectomia sofreram um enorme desenvolvimento nos últimos anos, é possível atualmente fazer a remoção das hemorroides e a selagem dos vasos sanguíneos usando técnicas de energia como é o caso da hemorroidectomia com LigaSure, da qual temos já uma alta experiência, que utiliza um gerador e uma pinça de energia ultrassónica para remover as hemorroidas e selar os vasos sanguíneos hemorroidários dilatados. Este é considerado o sistema de selagem de vasos sanguíneos mais moderno do mundo.

 

Esta técnica anula o sangramento intra-operatório, permitindo uma melhor visualização e execução técnica da hemorroidectomia, evita o uso de suturas tornando a cirurgia mais rápida e segura, diminui muito a dor no pós-operatório e a hemorragia no pós-operatório e a cicatrização completa é mais rápida.

 

Uma grande evolução também é a possibilidade atual de resolver os grandes prolapsos das hemorroidas internas (grau IV) com uma técnica atual, a mucosectomia circular anorretal, chamada Operação de Longo, que utiliza uma máquina que entra dentro do canal anal remove as hemorroidas internas e a mucosa redundante realizando um corte e agrafamento ao mesmo tempo, muito útil nas hemorroidas internas que prolapsam e que já não é possível a sua redução para o canal anal.