Skip to main content

Facetas cerâmicas: perguntas & respostas

publicado em 21 Set. 2020

O que são?
“Facetas”, “lentes de contacto”, “fragmentos cerâmicos”, “laminados cerâmicos”… Provavelmente já ouviu um ou mais destes termos. Na verdade, todos eles designam, mais ou menos, a mesma coisa: são finas peças, ou “capas”, de cerâmica destinadas a serem aderidas sobre os dentes e que permitem corrigir alterações de forma, tamanho, posição e cor dos mesmos.

 

Os meus dentes precisam de ser desgastados?
Apesar de haver casos em que podem ser realizadas sem a necessidade de qualquer remoção de estrutura dentária, na maioria dos casos é preciso um pequeno desgaste dos dentes para a sua realização. Trata-se, contudo, de um tratamento conservador e quase sempre minimamente invasivo.

 

As facetas são frágeis?
Quando avaliadas isoladamente, por serem muito finas, as facetas cerâmicas são bastante frágeis. No entanto, depois de devidamente aderidas ao dente, seguindo um protocolo rigoroso e meticuloso conseguem-se restaurações com um nível de resistência igual ou superior ao do dente natural.

 

Posso escovar normalmente as facetas?
Pode e deve. Os dentes tratados com recurso a facetas cerâmicas devem ser cuidados como a restante dentição, com ótimos cuidados de higienização. A utilização de fio dentário e a escovagem dos dentes com uma técnica correta, pelo menos, duas vezes por dia e durante dois minutos, serão os seus melhores aliados para uma maior longevidade do tratamento.

 

Qual a longevidade de um tratamento com facetas cerâmicas?
Esta é uma das perguntas mais frequentes por parte de quem procura este tipo de tratamento, mas é difícil dar uma resposta concreta. A longevidade depende de diversos fatores, muitos deles relacionados com a própria pessoa (bruxismo, presença de dentes com tratamento endodôntico, hábitos tabágicos e de higiene, etc.). Quando executada de forma rigorosa e minuciosa, seguindo os mais elevados padrões de referência, apresenta uma taxa de sucesso muito elevada ao longo do tempo.
Num estudo de 2012 [1], a taxa média estimada de sobrevivência em boca de facetas cerâmicas foi de 94,4% após 5 anos, 93,5% após 10 anos e 82,93% após 20 anos. Outros investigadores [2] verificaram taxas de sobrevivência médias de 96% após 10 anos e 91% após 20 anos.

 

Posso colocar facetas cerâmicas?
Apesar de, provavelmente, não existirem contraindicações absolutas para a colocação de facetas cerâmicas, convém ter em mente que estas são apenas mais um meio disponível para melhorar a condição da sua saúde oral e, consequentemente, a estética do sorriso.

 

Se está insatisfeito com o seu sorriso, a pergunta a fazer é: “Posso melhorá-lo?”. E aí, a resposta das equipas de medicina dentária do Grupo Trofa Saúde é: “Sim!”, seja através da colocação de facetas cerâmicas, ou de outros procedimentos que muitas vezes se complementam; como a ortodontia, o branqueamento dentário, as restaurações em resina composta, as coroas em cerâmica, entre outros; selecionados após um correto e detalhado diagnóstico do seu estado de saúde oral.

 

Referências bibliográficas:
[1] U.S. Beier, I. Kapferer, D. Burtscher, H. Dumfahrt, Clinical performance of porcelain laminate veneers for up to 20 years, Int. J. Prosthodont. 25 (2012) 79–85.
[2] D.M. Layton, T.R. Walton, The up to 21-year clinical outcome and survival of feldspathic porcelain veneers: accounting for clustering, Int. J. Prosthodont. 25 (2012) 604–612.