Skip to main content

Facetas dentárias: design do sorriso perfeito

publicado em 08 Jul. 2020

O nosso sorriso tem um papel importante na nossa vida social. Já pensou como seria o seu dia a dia e qual o impacto que teria se tivesse o sorriso que sempre desejou? É neste contexto que surge a reabilitação com facetas dentárias.

 

As facetas dentárias são um dos tratamentos de eleição para ajudar a corrigir os problemas inestéticos que o incomodam e o impedem de sorrir. São um revestimento dentário cerâmico ou em resina composta, com alta estética, como se de uma “capa” se tratasse, com elevada longevidade e resistência, que permite a verdadeira transformação do seu sorriso, tal como o idealizou.

 

É um tratamento que pauta pela versatilidade, podendo apenas alterar um único dente mais inestético ou transformar por completo todo o sorriso.

 

Vários são os problemas inestéticos que incomodam o dia a dia das pessoas, que podem ser resolvidos através das facetas dentárias, como: espaços entre os dentes (diastemas), cor indesejada, dentes manchados ou escurecidos, forma/anatomia pouco estética, dentes fraturados ou partidos, desgastados devido a problemas oclusais e/ou envelhecimento e dentes fora de posição ou desalinhados.

 

E por onde começar? Pela consulta de avaliação e plano de tratamento com o médico dentista, aliando a parte médica à sua vontade e expetativa, chegando à fórmula perfeita da melhor solução para o seu caso. Colocando sempre a saúde oral em primeiro lugar e sendo imprescindível que esta esteja em boas condições, para poder avançar para uma reabilitação com facetas dentárias.

 

Numa próxima visita é realizado um estudo fotográfico e digital, através de uma ferramenta de planeamento de sorriso, na qual é possível determinar o novo “design” dentário e prever o sucesso do resultado final, podendo antever mesmo, antes de começar o tratamento, como irá ficar a sua reabilitação. Existe também outra etapa, que se pode equiparar a um test-drive do sorriso, o chamado mock-up, no qual pode visualizar em tempo real, na sua boca, uma previsão do resultado final, podendo sempre serem feitas, nesta fase, as alterações que ainda não estiverem de acordo com as suas expetativas finais.

 

Com o passar dos anos, o procedimento melhorou exponencialmente. Com a evolução da medicina dentária, aliada ao surgimento de novos materiais e técnicas, este procedimento é considerado minimamente invasivo, realizado com um preparo minucioso e com pouca espessura (por vezes, com apenas 0,2 mm de espessura) para a adesão das facetas, não prejudicando em nenhum ponto a integridade dentária.

 

Antes da colocação das facetas definitivas, quando se opta por laminados cerâmicos, são colocadas facetas provisórias, para que seja possível delinear o desenho perfeito e fazer os ajustes necessários para as facetas definitivas serem o mais cómodas e naturais possíveis.

 

Optando por facetas em resina composta, o resultado final pode ser alcançado numa só consulta. O médico dentista irá orientá-lo para a melhor escolha, tendo em conta todos os detalhes do seu caso, a sua saúde oral e os objetivos finais.

 

As facetas devem ser tratadas como os seus dentes naturais, sendo essencial uma eficiente escovagem diária e o uso do fio dentário, assim como os check-ups regulares ao médico dentista. Se nada falhar, com os cuidados adequados e recomendados, as facetas mantêm-se perfeitamente adaptadas durante décadas.

 

Uma reabilitação com facetas dentárias é um investimento e um tratamento estético personalizado, dos mais eficazes, para melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.

 

Depois de tomar esta decisão, com todas as recomendações do médico dentista, só lhe resta aproveitar a vida, com o prazer de sorrir de novo, com confiança.