Skip to main content

Implantes dentários: devolução da estética, função mastigatória e autoestima

publicado em 07 Set. 2020

A Medicina Dentária moderna tem como objetivo restabelecer saúde, conforto, estética, função e fala normais à pessoa. Há diversos métodos de reposição dentária, com próteses removíveis e próteses parciais fixas sobre dentes, mas estas técnicas convencionais possuem limitações. Os implantes dentários tornam possível a reabilitação fixa de perdas dentárias simples até casos complexos de atrofia dos maxilares.

 

Consequências das perdas dentárias
Uma única perda dentária já pode ser suficiente para causar desarmonia de todo o sistema muscular. A perda de vários dentes pode desencadear dores de cabeça, dores musculares, problemas gastrointestinais e desnutrição para além de dificuldades mastigatórias, fonéticas e muitas consequências estéticas, como envelhecimento facial (redução da altura da face, rugas mais profundas) e aparência de infelicidade.

 

Os implantes dentários funcionam como se fossem as raízes dos dentes naturais. Quando bem posicionados, transmitem as forças mastigatórias aos ossos maxilares e estimulam a remodelação óssea, prevenindo a atrofia.

 

O poder dos dentes
Há diversos estudos que relatam que adultos com perdas dentárias são socialmente menos ativos, têm menos qualidade de vida, aumento dos sintomas depressivos e aumento da solidão em comparação com adultos com todos os dentes. Pesquisas apontam para o facto de que pessoas sorridentes são sinónimo de sucesso pessoal e profissional. Dentes fixos trazem maior confiança ao falar, sorrir e mastigar.

 

A cirurgia para a colocação de implantes
Trata-se de uma técnica especializada, que requer um planeamento adequado com auxílio de exame clínico e de imagens (radiografias, tomografias computadorizadas). É uma abordagem indolor, minimamente invasiva, geralmente realizada sob anestesia local. Nos casos em que o doente apresenta um alto nível de ansiedade ou alguma doença crónica que exige maiores cuidados, pode-se optar pela sedação em bloco operatório, uma das vantagens da Medicina Dentária em ambiente hospitalar.

 

Colocação dos dentes
O processo de integração do implante no osso (cicatrização óssea) demora cerca de 3 a 6 meses dependendo da qualidade óssea do doente bem como da técnica cirúrgica e implantes utilizados. Após este período, pode-se realizar a prótese definitiva. Mas, sempre que possível, a cirurgia é finalizada com a colocação de uma prótese provisória, de preferência fixa ao implante.

 

Limite de idade
Crianças e adolescentes não podem fazer reabilitações fixas, portanto os implantes dentários só devem ser colocados em maxilares que completaram o crescimento. Por outro lado, não há limite de idade em idosos, desde que não apresentem fatores de risco médico significativos.

 

Cuidados após o tratamento
Check-ups regulares e higiene oral cuidadosa são fundamentais para manutenção da saúde oral, seja em dentes naturais ou artificiais/ /protéticos. Com estes cuidados, os seus implantes podem durar a vida toda.
Trate da sua saúde oral no Trofa Saúde e conte com uma equipa de Médicos Dentistas com vasta experiência, altamente diferenciada e como acesso aos mais diversos meios de diagnóstico e terapêutica para um resultado mais eficaz. Neste serviço disponível em todas as unidades Trofa Saúde, em horário alargado e num ambiente confortável, faça todos os procedimentos dentários de que necessita, na segurança de um ambiente hospitalar.