Skip to main content

Infeção pelo vírus HPV: importância da Colposcopia

publicado em 31 Jan. 2023

A infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV) ocorre em 85% das pessoas sexualmente ativas. A transmissão é, geralmente, por via sexual e basta uma única relação sexual com um parceiro infetado para se adquirir o vírus.

 

Há vários tipos de HPV, sendo designados de alto risco (AR) aqueles que podem causar cancro.  80% das infeções pelo HPV desaparecem em 2 anos, mas quando o vírus persiste passa a existir um risco efetivo de cancro do colo do útero. Uma vez que a infeção pelo HPV é silenciosa durante anos, não dando qualquer sintoma, é fundamental o rastreio do cancro do colo do útero, para detetar as mulheres portadoras do vírus e com risco de desenvolver doença.

 

A colposcopia é um exame que permite identificar e avaliar a gravidade das lesões causadas pelo HPV.  O médico através do uso do colposcópio (aparelho com uma fonte de luz e uma lente binocular exterior) consegue observar o colo do útero de forma ampliada e após a aplicação de soluções reagentes que ajudam a evidenciar as alterações das células, identifica as lesões que de outra forma nunca seriam detetadas a olho nu. As alterações suspeitas são biopsadas de forma a obter um diagnóstico.

 

Quais as indicações para realizar uma colposcopia?
Alteração significativa na citologia do colo do útero  (Papanicolau alterado)
HPV AR 16 e 18 sempre que positivo ou outros HPV de AR se persistentes
Colo do útero com aspeto suspeito no exame ginecológico
Coitorragias (perda de sangue nas relações sexuais)
Antecedente de lesão do colo do útero tratada com necessidade de vigilância

Quanto tempo demora uma Colposcopia?

Em média, 20 minutos. Nos casos mais complexos pode demorar mais se for necessário realizar várias biópsias ou o estudo do canal cervical.

Precisa de anestesia?

Apesar de não ser um exame doloroso, pode haver algum desconforto associado ao tempo de permanência do espéculo na vagina, à aplicação das soluções reagentes e à biópsia, mas não é necessário qualquer tipo de sedação ou anestesia.

Cuidados antes da Colposcopia?
Não pode ter corrimento vaginal anormal ou inflamação do colo
Não pode estar a menstruar
Não pode ter relações sexuais na véspera do exame
48 horas antes do exame, não pode usar medicamentos/cremes/duches vaginais
Não deve ir em jejum
O uso do anel vaginal ou do dispositivo intrauterino não impede o exame

A colposcopia é um exame de extrema importância, pois irá confirmar ou não a presença de uma lesão causada pelo HPV e definir a sua gravidade com implicações diretas na conduta terapêutica. É fundamental ser realizada por um Ginecologista especializado, pois exige treino e atenção rigorosa aos detalhes.

 

Agende a sua consulta de Colposcopia sempre que recomendado. Ao diagnosticar precocemente as lesões está a prevenir o cancro do colo do útero.