O ombro é um conjunto complexo de articulações caracterizado por uma grande amplitude de movimento. Esta mobilidade é fundamental para as atividades desempenhadas pelo membro superior. Há um conjunto de quatro músculos (e respetivos tendões) que se estendem desde a omoplata até ao úmero conhecidos como “coifa dos rotadores” e que assumem uma importância maior no movimento da articulação.
As lesões da coifa dos rotadores podem surgir devido a movimentos repetitivos do braço, a um traumatismo súbito, ou a uma combinação dos dois mecanismos. Quando o tendão rompe, frequentemente há dor no ombro, falta de força e limitação do arco de mobilidade. Habitualmente a dor no ombro agrava durante a noite e interfere com o sono. O tendão mais frequentemente afetado é o supra-espinhoso mas o subescapular e o infra-espinhoso também podem ser afetados.
A qualidade do tecido do tendão e do músculo do ombro são fatores muito importantes para a cicatrização do tendão e para o sucesso da reparação da lesão do ombro. A rotura pode ser parcial mas pode progredir para uma rotura completa (envolvendo toda a espessura do tendão) que habitualmente não cicatriza e, ao longo do tempo, se afasta da sua inserção no úmero.
O tratamento da lesão no ombro inicial é geralmente conservador (sem cirurgia) dado que os sintomas podem diminuir ao longo do tempo com um programa adequado de Fisioterapia associado à toma de analgésicos e/ou infiltração. A infiltração pode proporcionar um excelente alívio da dor, com melhoria do sono durante a noite e melhoria da eficácia do programa de fisioterapia.
Quando o tratamento conservador não resulta, é necessário realizar um tratamento cirúrgico ao ombro. A cirurgia consiste na reparação do tendão utilizando suturas a juntar o tendão ao osso. Atualmente, o tratamento cirúrgico da lesão no ombro pode ser realizado por via artroscópica (através de pequenas incisões na pele e utilizando a imagem obtida por uma câmara de vídeo). Isto permite uma cirurgia menos invasiva, menos dolorosa e um pós-operatório melhor tolerado.
A cirurgia artroscópica foi um dos maiores avanços do tratamento cirúrgico ortopédico e permitiu também uma melhor compreensão das lesões no ombro. A reparação artroscópica da coifa dos rotadores é hoje o procedimento standard (em oposição à cirurgia aberta) mas requer habilidade técnica e treino específico.
Atualmente, nos casos em que a rotura atinge dois ou mais tendões, esta pode ser irreparável e, pode estar indicado efetuar uma cirurgia paliativa como a reconstrução da cápsula superior, transferência tendinosa ou prótese invertida do ombro para que o doente recupere a função. A recuperação da cirurgia do ombro assenta sempre num programa de fisioterapia bem estruturado e com etapas diferentes durante o seu curso.
A ciência médica está a avançar a um ritmo impressionante e há várias tecnologias disruptivas que vão afetar a forma como vamos praticar a Medicina no futuro. A união das melhores ideias provenientes da Investigação biomecânica e biológica irá permitir avanços na cirurgia do ombro que anteriormente pareciam impossíveis. Nomeadamente, as células-estaminais associadas a técnicas de Engenharia de tecidos prometem apoiar um grande avanço da Medicina regenerativa e melhorar ainda mais os resultados do tratamento e consequentemente a qualidade de vida dos doentes.
É por estes motivos que a equipa de especialistas em Ortopedia do Trofa Saúde Hospital associa a atividade clínica (oferecendo a melhor prática médica à luz do conhecimento atual) a uma atividade de Investigação e educação contínua intensas. Os especialistas do Trofa Saúde Hospital procuram executar o tratamento necessário com a menor agressão e cicatriz cirúrgica associados ao maior conforto e melhor resultado clínico possíveis! Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.
Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.
Patologia da coifa dos rotadores e Cirurgia do Ombro
Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.