Skip to main content

Tratamento da Gonartrose: por prótese unicompartimental do joelho

publicado em 27 Mai. 2024

A gonartrose é uma doença degenerativa, de desgaste da articulação do joelho, com perda progressiva da cartilagem. Esta patologia é bastante frequente na população, mas a sua causa é ainda desconhecida. A artrose do joelho (gonartrose) reduz a estabilidade do joelho, pode causar dor intensa e diminuir a mobilidade articular. Pode ocorrer de forma primária ou como consequência de fraturas, lesões dos meniscos ou ligamentos, doenças reumáticas, entre outras causas.

 

O joelho é uma articulação de carga que podemos dividir em 3 compartimentos: patelofemoral, fermorotibial medial e femorotibial lateral. A gonartrose, pode passar por vários estadios, como nos explica o Dr. Luís Coutinho, Médico especialista em Ortopedia e responsável pela Unidade do Joelho no Trofa Saúde GAIA.

 

Nos casos em que os doentes apresentam desgaste grave em apenas num dos compartimentos do joelho, a artroplastia com prótese unicompartimental do joelho é um dos tratamentos indicados. Trata-se de uma artroplastia menos invasiva permitindo ao doente uma biomecânica e função mais fiável ao joelho nativo.