Skip to main content

As peculiaridades do acne na mulher adulta

publicado em 18 Dez. 2022

Apesar de acometer principalmente os adolescentes, as borbulhas podem surgir na idade adulta.

 

A acne da mulher adulta é muito frequente e é uma das principais queixas na consulta de Dermatologia. Diferentes das borbulhas da juventude, que ocorrem principalmente na testa, no nariz e na parte superior das bochechas, região conhecida como zona T, na idade adulta elas surgem preferencialmente no queixo, na mandíbula e no pescoço e costumam ser muito dolorosas e sofrer agravamento no período menstrual.

 

O quadro pode causar ansiedade e ter um impacto negativo na autoestima maior nos adultos do que nos adolescentes. Dentre as causas da acne da mulher adulta, estão fatores genéticos, hormonais e ambientais. Entretanto, as alterações hormonais ocorrem numa menor parte das doentes. Erros alimentares, com destaque para ingestão de grande quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico, uso de alguns suplementos alimentares, medicamentos, stress, má qualidade do sono, tabagismo, uso de cosméticos e produtos de maquiagem inadequados ao tipo de pele, exposição solar e poluição são os principais fatores agravantes.

 

A manipulação das lesões pelas doentes constitui uma característica peculiar da acne nesta faixa etária e deve ser abordada pelo dermatologista para evitar o agravamento das lesões e formações de manchas e cicatrizes.

 

A terapêutica deve ser individualizada e considerar sempre o tipo de pele e o estilo de vida da mulher. O uso de medicamentos tópicos e/ou orais, com o possível uso de antibióticos por tempo determinado e medicamentos como ácido azelaico, adapaleno, tretinoína, peróxido de benzoíla, associados a dermocosméticos sob orientação do especialista são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Os contracetivos orais podem ser indicados após avaliação individualizada e um grande número de medicamentos não podem ser receitados durante a gestação e amamentação, ou para mulheres que estejam a tentar engravidar.

A pele da mulher europeia tende a ser mais sensível e reativa e, por este motivo, esta deve ser orientada a não utilizar produtos que causem vermelhidão ou descamação. O uso de hidratantes e dermocosméticos com ação calmante e despigmentante, com destaque para a niacinamida, são importantes para o sucesso do tratamento, quando usados sob orientação do dermatologista.

 

Evitar a automedicação e o uso de produtos sem orientação do especialista são o primeiro passo para o controle da acne e o seu consequente impacto negativo na vida pessoal e profissional das mulheres.