Skip to main content

Asma: uma doença respiratória comum mas tratável

publicado em 08 Set. 2019

A asma é uma doença crónica que afeta os brônquios (vias aéreas dos pulmões), condicionando sintomas como tosse, falta de ar (dispneia), pieira e sensação de aperto torácico.

 

Os sintomas da doença surgem quando as vias aéreas ficam inflamadas, podendo acontecer por exposição a alergias (ácaros do pó da casa e pólenes), infeções víricas, fumo do tabaco, poluição ambiental, alguns alimentos e fármacos, vapores ou aerossóis de produtos químicos, tintas ou outros produtos. Algumas pessoas desenvolvem sintomas durante o exercício físico, sobretudo corrida (asma induzida pelo exercício).

 

Devido à sua heterogeneidade, esta doença não se comporta do mesmo modo em todas as pessoas, existindo casos de asma ligeira (sintomas ligeiros e ocasionais) a situações de asma grave (sintomas diários e muito intensos).

 

É uma das doenças respiratórias mais comuns, sendo muito prevalente, estimando-se que afete cerca de 700.000 pessoas em Portugal. Pode afetar tanto as crianças como os adultos.

 

O diagnóstico da doença é, na maioria dos casos, realizado com base na avaliação dos sintomas e na realização de provas funcionais respiratórias (espirometria com broncodilatação). Outros exames poderão ser necessários de acordo com cada situação.

 

Esta doença, quando não tratada e controlada com medicação, leva a sintomas frequentes que afetam a qualidade de vida das pessoas. Existe risco da doença poder ficar descontrolada levando a exacerbações (crises) que podem culminar em falta de ar intensa e insuficiência respiratória (falta de oxigénio), com potencial risco de vida.

 

Apesar de ser uma doença crónica, existem atualmente muitos tratamentos disponíveis que permitem um bom controlo da doença, levando à melhoria ou ausência de sintomas. Com tratamento regular, a doença fica controlada permitindo às pessoas terem uma vida normal sem limitações, incluindo realizar exercício físico. Apesar dos receios que possam existir, as pessoas com asma podem e devem fazer desporto, sendo que em alguns casos é necessário fazer medicação preventiva antes de iniciar o exercício físico.

 

Esteja atento aos sintomas. Se sentir tosse seca, falta de ar ou pieira persistente, você pode sofrer de asma. Aconselha-se nesses casos uma consulta da especialidade de Pneumologia. O Trofa Saúde Hospital de Braga Centro dispõe de todos os exames necessários para a avaliação de pessoas com asma, quer no diagnóstico, como no seguimento ao longo do tempo. Não fique com falta de ar, marque já a sua consulta.