Skip to main content

Filipa Carvalho, Dra.

OPP16077
português (pt) • inglês (en)

Apresentação

O que nos diferencia?

A Psicologia Clínica da rede Trofa Saúde é assegurada por mais de 100 Psicólogos Clínicos com formação avançada e áreas de especialização diferenciadas, esta diversidade permite-nos assegurar que cada pessoa, cada família e cada cuidador, são acompanhados por profissionais com competências específicas, garantindo uma intervenção ajustada, científica e verdadeiramente individualizada.

 

Distinguimo-nos pela multiplicidade de tratamentos que proporcionamos, altamente inovadores, que vão da consulta individual aos grupos terapêuticos, da Neuropsicologia à intervenção pelo Neurofeedback. Trabalhamos com adultos e com crianças, num objetivo contínuo de promoção de bem-estar.

 

A Psicologia Clínica Trofa Saúde distingue-se pela forte articulação dentro da especialidade, promovendo uma prática integrada entre diferentes áreas da Psicologia, e pela interespecialidade, através da colaboração estruturada com especialidades como a Psiquiatria, a Pedopsiquiatria, a Neurologia e a Medicina Geral e Familiar, o que permite um cuidado mais completo e uma articulação clínica rigorosa sempre que a complexidade das situações o exija.

 

Mantemos um compromisso contínuo com a formação e a investigação, desenvolvendo iniciativas científicas, formações especializadas e eventos dedicados ao avanço do conhecimento psicológico. Estes esforços asseguram a evolução permanente das nossas práticas e a excelência dos cuidados prestados.

 

As consultas decorrem em gabinetes que foram cuidadosamente concebidos para promover conforto, segurança e bem-estar, sendo espaços ergonomicamente preparados para a prática clínica, contribuindo para uma sensação de tranquilidade e bem-estar em todos os momentos.

O que trata?

As consultas de Psicologia têm como objetivo promover o bem-estar psíquico e relacional dos indivíduos. Os serviços disponibilizados abrangem:

  • Depressão
  • Dificuldades de relacionamento
  • Doenças mentais
  • Problemas pessoais e familiares
  • Fobias
  • Incapacidade de relacionamento social
  • Insucesso escolar e profissional
  • Luto
  • Perturbações de ansiedade
  • Perturbações de humor
  • Perturbações alimentares
  • Perturbações do sono
  • Separações
ver mais
ver menos

Diferenciação

Avaliação neuropsicológica, Gestão do stress no trabalho, Avaliação de QI, Perturbações de Ansiedade, Perturbações Depressivas, Gestão do stress laboral

Doenças

Alterações do comportamento

Alterações relacionadas com o stress pós-traumático

Fobias

Intervenção no luto

Neuropsicologia clínica (avaliação dificuldades cognitivas, emocionais e/ou comportamentais associadas a condições neurológicas ou decorrentes de processos normativos como envelhecimento e stress)

Perturbação obsessiva compulsiva (POC)

Perturbações de adaptação

Perturbações de ansiedade (Perturbação de Ansiedade Generalizada, Perturbação de Ansiedade Socia, Agorafobia)

Perturbações de impulsividade

Perturbações do sono

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2025- Especialização em TCC Clássica, Terapia Dialética, Terapia de aceitação e compromisso e Terapia do Esquema- Academia Ane Vaz

 

2023 – Especialização avançada em Neuropsicologia Clínica na CRIAP

 

2023 – Curso Intensivo em Gestão do Stress no trabalho

 

2023- Curso Intensivo em Inteligência Emocional e Gestão das Emoções

 

2022 – Curso avançado de Neuropsicologia Clínica no adulto e no idoso “Reconstruir, Psicologia e Desenvolvimento Pessoal”

 

2021- Formação em “Quilos Emocionais- A alimentação e as emoções”- Reconstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal.

 

2021- Formação Profissional em Problemas ligados ao álcool – OPP ( Ordem dos Psicólogos Portugueses)

 

2020 – Formação Intensiva em Avaliação e Intervenção na Ansiedade no Adulto, Reconstruir-Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

 

2019 – Especialização em Primeiros Socorros Psicológicos, Reconstruir-Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

 

2018 – Formação Intensiva em Psicofarmacologia-CFP;

 

2016 – Doutoranda em Neurociências na Universidade de Santiago de Compostela

 

2015 a 2016 – Pós Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais 3ª Geração-CRIAP

 

2013 – Curso de Avaliação e Intervenção no Processo de Luto- da infância à idade adulta- CRIAP

 

2009 – Formação especializada em Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção- INALCO

 

2008 a 2009 – Especialização em Doentes Terminais e Cuidados Paliativos- Liga Portuguesa contra o Cancro

 

2008 – Especialização em Psicologia do Luto-CRIAP

 

2008 – Curso intensivo de Sexologia Forense- Universidade Lusíada do Porto

 

2006 – Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Lusíada do Porto

 

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos.

2019 até ao momento – Psicóloga Clínica no Hospital Trofa Saúde Hospital de Vila Real

 

2017 até ao momento – Psicóloga Clínica no ACES Marão Douro Norte

 

2019 a 2021 – Psicóloga na Câmara Municipal de Vila Real

 

2018 a 2019 – Psicóloga Clínica em Fisimagna

 

2015 a 2018 – Psicóloga Clínica voluntária na Liga Portuguesa Contra o Cancro – Associação Laços Pr`a Vida

 

2009 a 2018 – Psicóloga Clínica em clínica privada

2020 até ao momento – Orientadora de Estágios Curriculares de Psicologia Clínica nos Cuidades de Saúde Primários do ACES Marão Douro Norte

 

2011 até ao momento – Formadora de Gestão do Stress do Profissional – Atitudes de Comunicação e Relacionamento Interpessoal , TURISFORMA

ver mais
ver menos