A Psiquiatria da infância e adolescência é uma especialidade exercida por médicos que se especializam no diagnóstico e, se indicado, tratamento de perturbações do pensamento, humor e/ou comportamento que afetam crianças, adolescentes e suas famílias.
O Pedopsiquiatra usa conhecimentos de evidências biológicas, psicológicas e sociais no trabalho com o utente/cliente. Inicialmente, um exame diagnóstico é realizado para avaliar o problema atual, com especial atenção para componentes físicos, genéticos, de desenvolvimento, emocionais, cognitivos, educacionais, familiares e sociais. Após o diagnóstico, é proposto um plano de tratamento, que muitas vezes envolve uma abordagem integral do indivíduo, psicoterapia de grupo ou individual, medicamentos ou consultas com outros profissionais médicos, da escola, tribunais e agentes sociais. Além disso, o psiquiatra da infância e adolescência está preparado para agir em benefício da criança ou adolescente.
Quando recorrer a um Pedopsiquiatra:
Formação em ADOS-2, Perturbação do Espetro do Autismo
2016 a 2017 – Especialização em Psicodinâmica, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
2015 a 2016 – Primeiro Ano de Doutoramento em Neurociências – Ramo Neurociências Clínicas Neuropsiquiatria e Saúde Mental, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
2002 a 2009 – Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior
1998 a 2001 – Estudante de Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
2014 a 2015 – Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo/Comportamental, Instituto Português de Psicologia – 3ª edição
2013 a 2014 – Pós-graduação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência, Instituto Português de Psicologia – 3ª edição
2013 – Pós-graduação em Urgência e Emergência – IEM/ICBAS
2000 – Certificate of Proficiency in English
1990 a 1998 – Ensino Secundário, Colégio Luso-Francês
1996 – Certificação em Inglês avançado
1995 – First Certificate in English