Skip to main content

Raquel Herveth, Dra.

OPP15166
português ( pt) • inglês ( en)

Apresentação

O que é?

Apesar da ansiedade ser algo natural e muitas vezes com uma função protetora do organismo, muitas vezes ela torna-se excessiva, prejudicando a vida da pessoa que dela sofre.

As perturbações da ansiedade são muito comuns nas crianças e nos jovens. Podem ser de vários tipos: ansiedade de separação, transtorno de ansiedade excessiva, as fobias específicas, a fobia social ou o transtorno de pânico.
Será que o seu filho precisa destas sessões?

O que trata?

Muitas vezes as crianças com ansiedade excessiva andam demasiado preocupadas, podem apresentar sintomas físicos tais como:

  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Tremores
  • Dores de barriga
  • Diarreia
  • Medos excessivos
  • Agressividade

 

Muitos fatores podem estar a precipitar estes sintomas:

  • O relacionamento com os colegas
  • A escola e o rendimento escolar
  • O falecimento ou separação de um familiar
  • O nascimento de um irmão
ver mais
ver menos

Diferenciação

Neurodesenvolvimento, Orientação escolar e vocacional, Psicologia educacional, Dependência do jogo

Doenças

Aconselhamento parental, 

Dependências digitais, 

Desenvolvimento da identidade vocacional, 

Desenvolvimento de competências sócio-emocionais, 

Dislexia, 

Divórcio, 

Perturbação da hiperatividade e défice de atenção (PHDA), 

Perturbação do espectro do autismo (PEA), 

Perturbação do sono, 

Perturbação específica da aprendizagem, 

Perturbações da ansiedade (Fobias, Perturbação Obsessivo-Compulsiva, Ansiedade), 

Perturbações da eliminação (Enurese e Encoprese), 

Perturbações do desenvolvimento intelectual, 

Perturbações do humor

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

FORMAÇÕES:

  • Comportamentos e Dependências Online: Abordagem Preventiva
  • Consultoria em Contexto Escolar
  • Desenvolvimento da Linguagem e da Fala – Sinais de Alerta e Estratégias
  • Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo
  • Perturbações do Espetro do Autismo
  • Psicofarmacologia para Psicólogos
  • Psicologia do Luto
  • Terapia Focada nos Esquemas (TFE)

 

2006 a 2011 – Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

2023 até ao momento – Psicóloga em contexto Clínico e da Saúde em Consultório Privado em Braga, Guimarães e Porto

 

2013 a 2023 – Psicóloga em contexto Clínico e da Saúde em Consultório Privado, Consultas ao Domicílio e em Escola Privada em Odivelas e Lisboa

 

2012 a 2013 – Estágio Profissional nos Serviços de Psicologia da IPSS Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros no concelho de Loures

 

2010 a 2011 – Estágio Curricular nos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel em Coimbra

 

2014 – 11th Biennial Conference of Society of Vocational Psychology “Career Counseling and Development – Rebuilding Hope through School, Work, and Relationships” (Universidade de Coimbra) Comunicação em inglês sob o título “The role of parental acceptance/rejection perception in vocational development”

 

2011 – Conference of Vocational Designing and Career Counseling: Challenges and New Horizons (University of Padova, Italy) Poster: «Parental Acceptance/Rejection and Vocational Identity Development»

 

2011 – Construção da Carreira: Papel da Aceitação/Rejeição Parental Percepcionada na Exploração e Compromisso Vocacionais Lopes, Raquel; Franco-Borges, Graciete & Minderico, Joana (2011). «Construção da Carreira: Papel da Aceitação/Rejeição Parental Percepcionada na Exploração e Compromisso Vocacionais». In L. Faria, A. Araújo, F. Morais, E. S. Sá, J. C. Pinto & A. D. Silva, “Carreira, Criatividade e Empreendedorismo”. Braga: APDC Edições

 

2011 – VII Conferência Desenvolvimento Vocacional: Carreira, Criatividade e Empreendedorismo (Universidade do Minho) Poster: «Construção da Carreira: Papel da Aceitação/Rejeição Parental percepcionada na Exploração e Compromisso Vocacionais»

ver mais
ver menos