Na passada quinta-feira, dia 19 de setembro, o Trofa Saúde GAIA foi palco de uma mesa redonda que marcou o arranque oficial do I Congresso de Medicina Geral e Familiar Trofa Saúde. O evento reuniu profissionais de saúde de diversas áreas, promovendo uma troca de ideias e debate sobre o tema central: “Promoção da Saúde e Prevenção na Doença: Desafios e Oportunidades”.
Moderada pela Dr.ª M.ª Inês Lopes, esta mesa redonda contou com a presença de especialistas de renome, incluindo a Dr.ª Deolinda Chaves Beça, Membro da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos, o Dr. Jorge Hernâni-Eusébio da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, o Dr. Paulo Nogueira, da Comissão Executiva do Trofa Saúde, e o Dr. Rui Macedo, Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.
Este encontro foi uma oportunidade única para discutir as principais estratégias e desafios associados à promoção da saúde e à prevenção de doenças no contexto da prática clínica. A abordagem preventiva foi identificada como um pilar essencial na Medicina Geral e Familiar, tendo sido sublinhada a importância da literacia em saúde para capacitar os doentes na tomada de decisões informadas.
O evento não só lançou as bases para os dois dias de discussão que se seguirão no congresso, como também reforçou a importância de um espaço onde se possa debater e partilhar experiências que impactem positivamente a prática clínica diária.