O astigmatismo é um erro refrativo comum do olho, que causa visão turva ou distorcida devido à forma irregular da córnea ou do cristalino. Enquanto uma córnea ou cristalino saudável deve ser perfeitamente convexo, no astigmatismo, essa estrutura é irregular, levando a diferentes graus de refração em diferentes partes do olho.
O astigmatismo pode ser causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Alguns casos estão presentes desde o nascimento e podem ser herdados dos pais. Outros podem desenvolver-se ao longo da vida devido a lesões oculares, cirurgias, doenças oculares ou distorções no crescimento normal da córnea ou cristalino.
Os sintomas do astigmatismo podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir visão turva, fadiga ocular, dores de cabeça, dificuldade em focar objetos próximos ou distantes e sensibilidade à luz. Os sintomas podem piorar com a fadiga, exposição prolongada a telas digitais ou atividades que exigem uma visão nítida e focada.
O diagnóstico de astigmatismo é feito durante um exame oftalmológico abrangente, que pode incluir testes de acuidade visual, refração ocular, topografia corneana e oftalmoscopia. O oftalmologista irá determinar o grau e o tipo de astigmatismo presente e recomendar opções de correção adequadas.
O tratamento do astigmatismo pode incluir o uso de óculos, lentes de contacto ou cirurgia refrativa, dependendo da gravidade e preferências do paciente. Óculos e lentes de contacto corrigem o astigmatismo compensando a curvatura irregular da córnea ou do cristalino. A cirurgia refrativa, como LASIK, remodela a córnea para corrigir a refração irregular da luz.