A Instabilidade no Ombro, chamado popularmente de popularmente “ombro que sai do lugar”, é um problema cada vez mais comum. Carateriza-se por ser uma doença, em que a pessoa não tem firmeza ou segurança na articulação.
O ombro por apresentar uma enorme mobilidade, a sua articulação torna-se instável.
Este problema é muito comum principalmente em atletas, podendo vir a ter consequências como a luxação ou a subluxação, em que a cabeça do úmero desloca-se parcial ou totalmente para fora da sua posição normal.
A instabilidade do ombro, conforme o próprio nome indica, é o principal sintoma desta lesão. Acontece muitas os doentes dizerem “o meu ombro sai do lugar e voltou”.
Os sintomas associados com a instabilidade do ombro são:
Existem duas principais causas para a Instabilidade do ombro:
A probabilidade de o ombro voltar a “sair do lugar” vai depender da: idade, tipo de desporto, força articular, natureza do acontecimento inicial.
O tratamento da instabilidade do ombro deve ser indicado por um médico ortopedista e pode variar de consoante vários fatores: idade, número de episódios, lesão óssea, tipo de desporto praticado.
Para alguns casos o tratamento inicial é o conservador através de um plano de fisioterapia adequado. O objetivo principal passa por: reforço dos músculos envolventes da articulação do ombro, que contribuem para a sua estabilidade, assim como o ganho/manutenção de amplitudes articulares.
O tratamento cirúrgico para a instabilidade no ombro os doentes passa por uma artroscópica ao ombro.