O Manguito Rotador é um conjunto de quatro músculos (supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular) e seus respetivos tendões que se inserem na articulação do ombro. Estes músculos exercem importante função na movimentação e estabilização do ombro.
A lesão do manguito rotador é bastante frequente, e resulta de uma tendinite ou rompimento parcial ou total dos tendões. As lesões nesta região habitualmente aparecem devido a desgaste, inflamação ou impacto na articulação do ombro.
Os tendões vão perdendo a resistência com o passar dos anos, sendo esta a principal causa.
A lesão do manguito rotador é acompanhada pelos seguintes sintomas:
Os sintomas desta lesão tendem a piorar à noite ou quando são realizados esforços. Em casos mais graves ou quando não existiu tratamento, esta lesão pode levar à incapacidade de mobilidade do ombro.
O tratamento inicial passa por um tratamento conservador (não cirúrgico), tem o objetivo de controlar a dor e consiste na toma de anti-inflamatórios e aplicação de gelo ou em alguns casos com infiltração intra–articular (injeção de medicamentos diretamente no local afetado).
O tratamento cirúrgico pode surgir como opção quando os doentes não tiveram melhoria dos sintomas de dor. O médico ortopedista poderá indicar a realização de uma cirurgia aberta ou artroscopia (técnica minimamente invasiva).