Skip to main content

O que é a Vista Cansada e a Catarata?

publicado em 01 Ago. 2019

No olho saudável existe uma lente intra-ocular natural chamada CRISTALINO. Esta lente apresenta elevada elasticidade e transparência, o que em condições normais, nos permite ver e focar nitidamente ao perto e ao longe.

 

Ao longo da vida, particularmente em adultos com mais de 40 anos, a elasticidade do cristalino vai-se reduzindo, e consequentemente também o seu poder de focagem. Por este motivo, a visão ao perto começa a tornar-se pouco nítida. A este problema chama-se PRESBIOPIA, frequentemente apelidado de “vista cansada”.

 

Nesta fase o cristalino é ainda (habitualmente) transparente, embora disfuncional.

 

Estes sintomas, quando se tornam significativos e afetam a qualidade de vida das pessoas, podem ser resolvidos/minorados de forma conservadora com o uso de óculos ou lentes de contacto.
Para quem procura independência de óculos/lentes de contacto, existem duas opções terapêuticas:
• Alteração do poder refrativo da córnea com recurso a LASER (“Presbyopic Excimer Laser Ablation – LASIK”)
• Após os 50 anos: Lensectomia refrativa que consiste na substituição do cristalino transparente mas disfuncional, por uma lente intra-ocular.

 

Mais tarde, habitualmente acima dos 60 anos, além da elasticidade, o cristalino começa também a perder transparência.
Ao cristalino turvo e/ou opaco chama-se CATARATA.
A cirurgia de catarata é a única solução para a correção deste problema e deve ser realizada quando a catarata se torna sintomática, ou seja, quando perturba a qualidade de visão.
Atingido este ponto, adiar a cirurgia, não só prolonga e agrava a perturbação da qualidade de vida do doente, como pode aumentar os riscos associados à cirurgia, uma vez que a catarata se vai tornando mais densa.

 

A “cirurgia da catarata” consiste sucintamente em dois procedimentos:
1. Eliminação do cristalino opacificado (catarata)
2. Implante de uma lente intra-ocular para substituir o cristalino outrora transparente e funcional, mimetizando a sua função.

 

Existem várias tipologias de lentes intra-oculares, sendo hoje possível restituir a visão nítida e de forma independente de óculos a pessoas com presbiopia (vista cansada) e/ou cataratas e simultaneamente:
• Miopia
• Hipermetropia
• Astigmatismo

 

Esta intervenção é realizada de forma indolor, frequentemente apenas com recurso a anestesia local. A duração do procedimento é de aproximadamente 15 minutos, sendo possível o regresso a casa no mesmo dia da cirurgia.