Skip to main content

Sofre de disfunção erétil? Cuidado com o seu coração

publicado em 09 Mai. 2017

A disfunção erétil consiste na incapacidade de iniciar e/ou manter a ereção de forma a permitir uma relação sexual satisfatória.

 

A ereção é um mecanismo vascular, resulta da dilatação de artérias, o pénis fica preenchido por sangue e adquire a forma ereta. Quando essa vasodilatação não ocorre de forma adequada ocorre a disfunção erétil representando, a causa vascular, a maioria dos casos de disfunção erétil.

 

Se os vasos que levam sangue ao pénis estão doentes, na maior parte dos casos, os vasos que levam sangue aos outros órgãos como o coração, o cérebro ou os rins também têm doença. Por isso, é fácil perceber porque é que o grupo de pessoas que têm disfunção erétil tem um risco aumentado de complicações cardiovasculares como o enfarte ou o acidente vascular cerebral. Imagine a canalização de sua casa, se deixar de ter bom caudal de água na torneira da casa de banho, chama um canalizador e este mostra-lhe o interior do cano obstruído por ferrugem e calcário. Nessa situação, como imagina que estejam os canos que levam água para a cozinha? Em maior ou menor grau estarão, com toda a probabilidade, também obstruídos. No fundo, a disfunção erétil e o enfarte do miocárdio representam a mesma doença, em órgãos distintos.

 

Vários estudos demonstraram que, em média, a disfunção erétil aparece dois a três anos antes do enfarte. Isto acontece porque a ereção é muito sensível à saúde ou doença dos vasos sanguíneos e por isso funciona como um sinal de alerta de que existe doença vascular. A disfunção erétil representa por isso uma oportunidade de intervenção pois, quando aparece a disfunção erétil, sabemos que dispomos de um intervalo de tempo durante o qual podemos intervir sobre os fatores de risco cardiovasculares e assim ter um duplo ganho: não só tratar a disfunção erétil, como prevenir o enfarte que provavelmente iria ocorrer poucos anos depois.

 

O que fazer quando se tem disfunção erétil?
Deve procurar ajuda médica porque:

 

  1. Há quase sempre tratamento eficaz para a disfunção erétil;
  2. É essencial avaliar e reduzir o seu risco de doença cardiovascular.

 

Os Serviços de Cardiologia e Urologia das unidades Trofa Saúde Hospital são constituídos por um conjunto de profissionais que dominam toda a área clínica e estão equipados com modernos equipamentos que permitem o correto diagnóstico e o adequado tratamento destas patologias tão prevalentes no nosso país.