Skip to main content

Indicações do Tratamento Ortodôntico

publicado em 17 Jul. 2017

O sorriso constitui uma parte fundamental da nossa aparência influenciando grandemente a imagem que projetamos e consequentemente os nossos relacionamentos interpessoais diários.

 

O médico dentista através do tratamento ortodôntico pode contribuir para melhorar significativamente um sorriso imperfeito.

 

Apesar de grande parte dos tratamentos ortodônticos se fazerem por motivos estéticos, não são estas apenas as indicações para uma correção do alinhamento dentário.

 

O tratamento ortodôntico está indicado nas seguintes situações:

 

– Estética
Em situações de desalinhamento dentário grave e/ou sobreposição de dentes há frequentemente uma forte componente estética associada que pode comprometer a posição labial e conduzir a alterações importantes no perfil facial.
Um severo compromisso estético pode ocorrer também em situações de excesso de espaço entre dentes (diastemas). Este problema pode facilmente ser corrigido com recurso a aparelhos ortodônticos.
Numa situação de maior gravidade pode existir também uma alteração nos ossos que constituem a cavidade oral obrigando à resolução do problema com recurso à cirurgia maxilo-facial em conjugação com a ortodontia. Nestas situações em particular as alterações faciais decorrentes do tratamento são muito evidentes levando a uma melhoria dramática da estética facial.

 

– Função mastigatória

O correto posicionamento dentário facilita a eficácia mastigatória transmitindo maior conforto ao paciente e auxiliando todo o processo digestivo.

 

– Fonação/deglutição

As alterações das arcadas dentárias condicionam muitas vezes a posição lingual adquirindo a língua uma posição de repouso e função errónea que por sua vez vai agravando a maloclusão.
As alterações da posição lingual, estão relacionadas com alterações quer na fonação quer na deglutição. Nestas situações é fundamental que os pacientes façam uma avaliação com um terapeuta da fala que pode ajudar juntamente com o ortodontista a resolver o problema actuando ambos os profissionais em sinergia.

 

– Preservação da saúde periodontal

Os nossos dentes são revestidos na porção radicular por osso, gengiva e ligamentos que formam no seu conjunto um suporte periodontal que se pretende estável e saudável.
Este suporte é facilmente perdido em situações de higiene precária ou trauma oclusal. Uma situação de apinhamento dentário na maioria das vezes dificulta a higienização levando a uma maior acumulação de tártaro e consequentemente à perda de suporte periodontal que se manifesta por recuo e/ou inflamação da gengiva com consequente perda óssea e aparecimento de mobilidade dentária.

 

– Recuperação de espaço

A perda de dentes conduz frequentemente à migração dentária (ocupação do espaço pelos dentes vizinhos).
Quando se pretende fazer uma reabilitação oral com substituição das peças dentárias ausentes a ortodontia pode ajudar a mobilizar os dentes para a sua posição correta de modo a que a colocação de implantes/coroas/próteses removíveis seja a mais adequada.