Skip to main content

Tratamentos Estéticos na Medicina Dentária Moderna

publicado em 30 Jun. 2021

O sorriso é uma das mais importantes formas de comunicação entre as pessoas, transmitindo amabilidade, simpatia, gentileza, cortesia, atenção, delicadeza e segurança a cada um de nós.

 

Problemas dentários, como cáries, fraturas e manchas, podem comprometer o sorriso, criar problemas de autoestima, falta de confiança e transmitir um ar antipático para camuflar a insegurança no ato de sorrir. Um dos objetivos da estética dentária é a criação de um sorriso harmonioso, com proporções agradáveis, dentes em conformidade com gengiva, lábios e rosto. Atualmente obtemos essa harmonia através de procedimentos, minimamente invasivos, como Branqueamento Dentário e Restaurações Estéticas.

 

Ao realizar o plano de tratamento ideal, o médico dentista tem de ter em conta quais os aspetos que desagradam o doente, assim como as suas expetativas e pretensões.

 

O caso mais frequente de descontentamento dos doentes prende-se com a tonalidade dos dentes e manchas existentes, que podem ocorrer como resultado de correção ortodôntica, idade, alimentação, medicação e hábitos tabágicos, sendo este caso de fácil resolução, conseguindo assim devolver a harmonia estética dentária, através de branqueamento externo.

 

Este procedimento é realizado, externamente em todos os dentes, de forma a devolver o brilho e tonalidade perdidos, permitindo assim por si só rejuvenescer o sorriso sem danificar ou criar problemas dentários. O branqueamento pode ser feito no consultório, aplicado pelo médico dentista, ou em casa, realizado pelo próprio doente, com auxílio de goteiras, nas quais se coloca o produto clareador. Por vezes, é necessário associar ambos os procedimentos para um resultado mais eficaz.

 

Se a insatisfação é localizada num só dente, que tem um tratamento endodôntico (desvitalização) realizado e este dente é mais escuro relativamente aos restantes, o médico dentista poderá fazer um branqueamento interno de forma a restabelecer a cor natural do dente, sendo este procedimento localizado e realizado no consultório sujeito a vigilância.

 

No caso de fratura, fecho de espaços interdentários (diastemas), correção da forma e volume dentário, as restaurações diretas em resina composta assumem-se como uma das técnicas restauradoras mais realizadas pelos profissionais para a resolução estética de problemas dentários, sendo aplicável tantos nos dentes anteriores como nos posteriores.

 

A técnica de facetas diretas em resina, resina esta que apresenta partículas de zircônia, torna-se numa alternativa clínica simples e com excelentes resultados estéticos e cada vez mais uma opção vantajosa e económica, comparativamente às facetas cerâmicas.