Skip to main content

Ortodontia: questões frequentes

publicado em 12 Mai. 2022

O principal motivo, pelo qual os clientes procuram a consulta de Ortodontia é pela questão estética, como sejam os apinhamentos dentários (dentes sobrepostos), diastemas (espaços entre dentes), ou o perfil (queixo avançado em relação ao maxilar e vice versa). No entanto, o tratamento Ortodôntico é mais complexo, procuramos também corrigir questões relacionadas com a mastigação, através da correta engrenagem entre maxilar superior e inferior e por conseguinte, uma correta oclusão, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do cliente, quer ao nível da fonação (pronuncia das palavras), respiração, mastigação, resultando numa melhoria considerável na higiene oral efetiva.

Ente as perguntas mais frequentes no consultório podemos destacar algumas:

Qual a idade ideal para iniciar o tratamento Ortodôntico?

Não existe uma idade exata e concreta para iniciar o tratamento ortodôntico, muitos pais comparecem na consulta e referem que devem esperar pela erupção de todos os dentes para iniciar o tratamento, mas isso não é o mais aconselhável. A fase de dentição mista (8-12 anos), é uma fase que nos permite detetar de forma precoce eventuais problemas e dessa forma intervir através da ortodontia intercetiva, encaminhar para outras especialidades, caso haja necessidade, como Otorrinolaringologia e a Terapia da Fala. Deste modo, poderemos diminuir a gravidade dos problemas, facilitando a finalização do tratamento ortodôntico, ou até mesmo corrigi-lo definitivamente.

Por quanto tempo tenho que utilizar o aparelho fixo/removível?

A duração do tratamento Ortodôntico varia por existirem múltiplos fatores que fazem com que cada caso seja diferente do outro. Fatores como sejam a severidade das maloclusões , idade do cliente, problemas hormonais, medicação e a colaboração do cliente em cumprir as indicações dadas pelo ortodontista, influenciam o tempo de utilização dos aparelhos Ortodônticos. Assim sendo, há que entender os prazos para utilização dos aparelhos ortodônticos como sendo uma previsão.

Há necessidade de utilizar as contenções ortodônticas? Por quanto tempo?

Após a finalização do tratamento ortodôntico e remoção dos aparelhos ortodônticos, há que preservar os dentes na posição determinada. Para manter este novo equilíbrio utilizamos contenções que podem ser fixas ou removíveis. As contenções evitam que inúmeras forças atuantes nos dentes, como forças de mordida, engrenagem dos dentes, relação de contacto entre os dentes da mesma arcada, pressões musculares dos lábios, das bochechas, da língua, além de hábitos para-funcionais, provoquem modificações e desequilíbrios da posição inicialmente atingida. Todos estes fatores e correção dos mesmos, são determinantes para a utilização das contenções durante mais, ou menos tempo.

Sendo o tratamento ortodôntico um tratamento multidisciplinar, e dispondo o Trofa Saúde Hospital na Maia, de especialidades como Otorrinolaringologia, Alergologia, Terapia da Fala, Cirurgia Maxilo-facial, a comodidade oferecida aos nossos clientes é um fator diferenciador relevante.