Skip to main content

Andreia Campinas, Dra.

OM64122
português ( pt) • inglês ( en) • espanhol ( es) • italiano ( it)

Apresentação

O que é?

A Cardiologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de todas as doenças do coração. No Trofa Saúde o seu coração tem um lugar especial, onde lhe são garantidos todos os cuidados médicos, pelos melhores profissionais.

 

O Serviço de Cardiologia de adultos oferece um elevado nível de competências técnicas, disponibilizando consultas e ainda diversos exames de diagnóstico e cirurgias:

 

  • Eletrocardiograma 12 derivações com relatório
  • Prova de esforço em tapete rolante
  • Holter de ECG de 24 horas
  • Holter de ECG de eventos (8-15 dias)
  • MAPA – Registo ambulatório de tensão arterial (24h)
  • Ecocardiograma Modo M, bidimensional e com doppler
  • Cardioversão elétrica externa
  • Implantação de pacemaker temporário percutâneo
  • Implantação de pacemaker definitivo de uma câmara
  • Implantação de pacemaker definitivo de dupla câmara
  • Consulta de programação de pacemaker
  • Substituição de gerador-Pacemaker
  • Implantação de cardiodesfibrilhador
  • Consulta de programação de cardiodesfibrilhador
  • Substituição de gerador de cardiodesfibrilhador

O que trata?

As doenças do coração mais frequentes são:

 

Aterosclerose – quando o sangue não flui. Este tipo de doenças do coração deve-se principalmente ao excesso de colesterol e outras gorduras presente no sangue. Afeta principalmente as artérias responsáveis pela irrigação do cérebro, coração e membros inferiores.

 

Arritmias – Este tipo de doenças cardíacas caracteriza-se por alterações do ritmo cardíaco, derivadas da instabilidade dos impulsos elétricos do coração que coordenam os batimentos cardíacos. Como consequência, o coração pode bater demasiado depressa (taquicardia) ou devagar (bradicardia) ou de forma irregular (taquidisrritmia).

 

Cardiomiopatia – Patologia que afeta o músculo cardíaco. Esta tipologia de doenças cardíacas está associada ao desgaste progressivo da estrutura e função das paredes musculares das câmaras do coração. Existem várias categorias desta patologia. As mais comuns são a dilatada (aumento do tamanho dos ventrículos), hipertrófica (espessamento e rigidez ventricular) e restritiva (rigidez ventricular, mas sem espessamento). De realçar que é possível ter sintomas de mais de um desses géneros de cardiomiopatia.

 

Hipertensão arterial –  resulta do excesso da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a circulação sanguínea. A doença pode manifestar-se de duas formas diferentes: sem causa aparente (hipertensão arterial primária) ou como consequência de alguma patologia (hipertensão arterial secundária).

ver mais
ver menos

Diferenciação

Cuidados Intensivos Cardíacos, Insuficiência Cardíaca Avançada, Ecocardiografia Transtorácica, Amiloidose Cardíaca, Prevenção Cardiovascular

Doenças

Amiloidose Cardíaca, 

Doença Coronária, 

Doença Valvular, 

Fibrilhação Auricular, 

Hipertensão Arterial, 

Insuficiência Cardíaca

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

Mestrado Integrado em Medicina, ICBAS -UP

 

Especialidade de Cardiologia com Certificação Europeia em Cardiologia

 

Certificação em Ecocardiografia Transtorácica pela Sociedade Europeia de Cardiologia

 

Certificação em Cuidados Intensivos Cardíacos pela Sociedade Europeia de Cardiologia

2019 a 2023 – Internato de Formação Específica em Cardiologia, Hospital de Santo António

 

2019 a 2021 – Docente de Semiologia Médica e Cirúrgica I e II do Mestrado Integrado em Medicina no ICBAS – UP

 

2018 – Internato Formação Geral, Hospital de São João

 

Estágio de Cuidados Intensivos Cardíacos e Insuficiência Cardíaca Avançada em San Raffaele, Milão, Itália

Autora de 10 trabalhos publicados, como primeira autora de 2 artigos originais e de 3 casos clínicos/imagem em revistas internacionais e de 1 carta ao editor como segunda ata revista portuguesa

 

Participação em 88 comunicações em congressos nacionais e internacionais, sendo primeira autora de 20 trabalhos (10 em congressos internacionais)

 

Participação em 2 ensaios clínicos randomizados multicêntricos internacionais, 3 estudos multicêntricos europeus/nacionais, 2 projetos de investigação clínica e 2 registos da sociedade portuguesa de cardiologia

 

 

 

ver mais
ver menos