Skip to main content

Prótese do Joelho

O que é a cirurgia da Prótese do Joelho?

A prótese total do joelho, conhecida cientificamente como artroplastia, é uma intervenção cirúrgica que substitui as superfícies articulares desgastadas do fémur, tíbia e muitas vezes da rótula (patela).

 

Através da colocação de uma prótese artificial, de componentes metálicos e de polietileno de alta densidade, capaz de substituir a articulação danificada e dolorosa, sendo principalmente recomendada em caso de artrites e artroses graves no joelho.

 

Diferente do que algumas pessoas imaginam, a cirurgia da prótese não retira todo o joelho, mas apenas a superfície dentro da articulação. Portanto, a maior parte do joelho original é preservada.

 

Este tipo de cirurgia tem como objetivo diminuir as dores provocadas pela artrose e corrigir deformidades no joelho, ajudando a melhorar a mobilidade articular, aumentar a sua capacidade funcional e devolver qualidade de vida ao doente.

Para quem é recomendada a cirurgia da Prótese do Joelho?

A cirurgia é indicada doentes com uma grande limitação das atividades diárias, um quadro clínico incapacitante e de dores intensas, em que o tratamento convencional e fisioterapia não teve os efeitos necessários.

 

A idade é um fator a ter em conta, uma vez que que as próteses têm uma sobrevida (longevidade) para funcionarem corretamente. Por esse motivo, a maioria dos doentes encontra-se no acima dos 65 anos.

 

A colocação de próteses do joelho pode ser proposta em idades mais jovens, em situações clínicas muito particulares, que não tenham outra alternativa médica ou cirúrgica, que devolva a qualidade de vida.

 

O excesso de peso não representa um impedimento da artroplastia, desde que o doente apresente um estado geral compatível com a realização da cirurgia.

Como é a recuperação da Prótese do Joelho?

Este tipo de cirurgia ao joelho, obriga o doente a algumas limitações na atividade física, devendo evitar atividades de choque/embate.

 

A cirurgia para colocação de uma prótese de joelho geralmente dura cerca de 2 a 3 horas e é feita sob anestesia. Depois da cirurgia, é recomendado o doente não se levantar da cama pelo menos nas 12 horas seguintes.

 

O tempo de internamento hospitalar é de 3 a 6 dias e a fisioterapia vai ser muito importante pós-cirurgia. O médico ortopedista geralmente indica a toma de analgésicos e anti-inflamatórios para os primeiros dias.

 

Os doentes devem promover a durabilidade da sua prótese, evitando o excesso de peso, esforços físicos intensos (com impacto) e transporte de objetos pesados.

ver mais
ver menos