A Medicina Preventiva, habitualmente exercida pelo especialista em Medicina Geral e Familiar, tem como objetivo evitar o desenvolvimento de doença, reduzir o impacto da doença no indivíduo e melhorar a qualidade de vida. Deve ser entendida como sinónimo de promoção da saúde, da qual fazem parte três vertentes de ação principais: educação para a saúde através de uma comunicação pedagógica com o propósito de sensibilizar e promover estilos de vida saudáveis e realização de exames adequados para cada indivíduo e faixa etária, prevenção da doença recorrendo a um conjunto de medidas que têm como objetivo evitar, detetar e tratar precocemente doenças específicas e eventuais sequelas, e proteção da saúde.
As estratégias da medicina preventiva encontram-se divididas em quatro níveis: prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.
A prevenção primária visa a promoção de comportamentos que proporcionem bem-estar ou evitem o estado de doença: neste nível, incluem-se os hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de exercício físico, a importância da higiene pessoal, cessação tabágica, consumo de álcool, comportamentos sexuais de risco e gestão do stress do dia-a-dia.
A prevenção secundária tem como objetivo a promoção de realização de rastreios, direcionados para a deteção de doença em indivíduos que não apresentam queixas, bem como o tratamento de determinada doença em fase precoce, reduzindo o impacto negativo que esta poderá vir a ter e possibilitando intervenções menos agressivas.
A prevenção terciária pretende reduzir a incapacidade provocada pela doença já estabelecida, através de métodos para restabelecer a função e diminuir as complicações.
Nesta, incluem-se a promoção da adesão à terapêutica proposta e a utilização dos serviços de reabilitação.
A prevenção quaternária tem como principal objetivo evitar ou minimizar os resultados de intervenções desnecessárias ou excessivas.
No âmbito das estratégias de medicina preventiva, o Trofa Saúde Hospital em Vila Real coloca à disposição a realização de exames e tratamentos fisiátricos na especialidade de Medicina Física e Reabilitação, ambos com convenção com o Serviço Nacional de Saúde. Os exames referidos incluem: análises clínicas com avaliação de hemograma, perfil glicémico, função renal, função hepática, hormonas da tiroide, infeções por vírus e bactérias, patologia e biologia moleculares; e exames auxiliares de imagem que incluem as ecografias mamária, escrotal, das glândulas salivares, da tiroide, da próstata e vesículas seminais, de partes moles, abdominal, ginecológica (útero e ovários), renal e das suprarrenais e vesical.
Para qualquer dúvida, não hesite em consultar-nos e faça da medicina preventiva o seu maior aliado.