A Endocrinologia é a especialidade médica que analisa e trata os problemas relacionados com as hormonas e com os órgãos que as produzem – as chamadas glândulas endócrinas.
As principais glândulas endócrinas são a hipófise, a tiroide e as paratiroides, o pâncreas, as suprarrenais e o tecido cromafim, os ovários e os testículos.
Contudo, muitos outros tecidos são capazes de produzir hormonas como por exemplo o osso, o tecido adiposo, o fígado, o intestino ou até o cérebro.
A endocrinologia trata doenças como as da tiroide, paratiroides (glândulas que regulam o metabolismo do fósforo, do cálcio e da vitamina D), diabetes, excesso de peso e/ou obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias (excessos de gorduras no sangue – colesterol e triglicerídeos), excesso de pelos corporais na mulher, ovários poliquísticos, doenças da suprarrenal (nódulos – produtores de hormonas ou não -, doença de Addison, hiperplasias congénitas, a doença genética mais comum), acromegalia e doenças da hipófise (nódulos produtores de várias hormonas ou não funcionantes), problemas de crescimento, desenvolvimento e puberdade.
2013 a 2019 – Internato de Formação Específica em Endocrinologia e Nutrição no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário do Porto
– estágio de Endocrinologia Pediátrica, com duração de 4 meses no Hospital Pediátrico de Coimbra
– estágio de Anatomia Patológica, com duração de 3 meses, no IPATIMUP
– estágio de Endocrinologia, com enfoque em doenças da hipófise, no Saint Bartholomew’s Hospital, em Londres, com a duração de 3 meses
2008 – Ano Comum no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho
2001 a 2007 – Licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra