A Cardiologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de todas as doenças do coração. No Trofa Saúde o seu coração tem um lugar especial, onde lhe são garantidos todos os cuidados médicos, pelos melhores profissionais.
O Serviço de Cardiologia de adultos oferece um elevado nível de competências técnicas, disponibilizando consultas e ainda diversos exames de diagnóstico e cirurgias:
As doenças do coração mais frequentes são:
Aterosclerose – quando o sangue não flui. Este tipo de doenças do coração deve-se principalmente ao excesso de colesterol e outras gorduras presente no sangue. Afeta principalmente as artérias responsáveis pela irrigação do cérebro, coração e membros inferiores.
Arritmias – Este tipo de doenças cardíacas caracteriza-se por alterações do ritmo cardíaco, derivadas da instabilidade dos impulsos elétricos do coração que coordenam os batimentos cardíacos. Como consequência, o coração pode bater demasiado depressa (taquicardia) ou devagar (bradicardia) ou de forma irregular (taquidisrritmia).
Cardiomiopatia – Patologia que afeta o músculo cardíaco. Esta tipologia de doenças cardíacas está associada ao desgaste progressivo da estrutura e função das paredes musculares das câmaras do coração. Existem várias categorias desta patologia. As mais comuns são a dilatada (aumento do tamanho dos ventrículos), hipertrófica (espessamento e rigidez ventricular) e restritiva (rigidez ventricular, mas sem espessamento). De realçar que é possível ter sintomas de mais de um desses géneros de cardiomiopatia.
Hipertensão arterial – resulta do excesso da pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a circulação sanguínea. A doença pode manifestar-se de duas formas diferentes: sem causa aparente (hipertensão arterial primária) ou como consequência de alguma patologia (hipertensão arterial secundária).
1998 – Concurso de habilitação ao grau de chefe de serviço da carreira médica hospitalar (Aprovado)
1994 – Concurso de habilitação ao grau de consultor da carreira médica hospitalar (Aprovado)
1988 – Exame para obtenção do título de especialista de Cardiologia pela Ordem dos Médicos no Hospital de Santa Maria – Lisboa (“Aprovado por unanimidade e com distinção”)
1988 – Exame final do internato complementar de cardiologia no Hospital de S. Marcos (19,5 valores)
1983 a 1987 – Internato médico de cardiologia no Hospital de S. Marcos
1982 – Concurso de admissão ao Internato da Especialidade (Bom – 76%)
1979 a 1982 – Internato geral de policlínica e serviço médico à periferia no Hospital de S. Marcos em Braga e Centro de Saúde de Vila Verde
1972 a 1978 – Licenciatura em Medicina e Cirurgia na Universidade do Porto (15 valores)
1965 a 1972 – Curso liceal no Liceu Sá de Miranda, Braga
1961 a 1965 – Instrução primária na Escola Primária de Sequeira, Braga