Skip to main content

António Andrade, Dr.

OM33145
português ( pt) • inglês ( en) • espanhol ( es) • francês ( fr)

Apresentação

O que é?

A Ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que se dedica diagnóstico e tratamento das doenças do sistema locomotor tais como lesões de todo o esqueleto (com exceção da cabeça) nomeadamente ósseas, ligamentares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos.

O que trata?

As lesões e tratamentos mais frequentes na área ortopédica são:

  • Artrose
  • Coxartrose
  • Dedos em gatilho
  • Dor ciática
  • Epicondilite
  • Espondilose
  • Esporão do calcâneo
  • Fasceite plantar
  • Fraturas e luxações ósseas;
  • Hérnias discais (cervicais ou lombares)
  • Joanetes (Hallux Valgus)
  • Lesões dos ligamentos e meniscos do joelho
  • Lombalgia
  • Luxação do ombro (ombro deslocado);
  • Prótese total da anca;
  • Prótese total do joelho
  • Rutura da coifa dos rotadores;
  • Rutura e tendinite do tendão de Aquiles
  • Síndrome do túnel do carpo

 

O corpo clínico de Ortopedia do grupo Trofa Saúde é composto por médicos dedicados e com experiência internacional, disponíveis em horário alargado, organizado por subespecialidades. Este modelo de organização permite ao Ortopedista o domínio das últimas inovações no diagnóstico e tratamento específicos da região anatómica em que se especializou.

 

ANCA – A anca corresponde à articulação dos ossos da coxa com os ossos da região pélvica e suporta todo o peso corporal, permitindo que o corpo se mova. A anca é uma articulação muito estável e que, quando é saudável, só se lesiona mediante um trauma intenso. O desporto, a corrida, o excesso de uso ou uma queda são fatores que podem lesar a anca. Uma dor na anca diz respeito a qualquer dor nas articulações da mesma ou em torno dela e nem sempre essa dor é sentida diretamente na anca (a dor pode sentir-se no meio da coxa ou na virilha). Para além disso, a dor que sente pode estar relacionada com um problema na coluna e não na anca.
As fraturas na anca são mais frequentes em idosos devido às quedas acidentais e ossos mais fracos. Uma lesão na anca pode mudar significativamente a qualidade de vida da pessoa. Aconselhe-se.

 

COLUNA – A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras que se dividem em quatro regiões: região cervical (pescoço), região torácica (tronco), região lombar (cintura)
e região do quadril (sacro). A coluna vertebral, vista de frente ou de costas, deve ser reta e quando vista de perfil (lateral), cada região deve apresentar uma curvatura específica. É muito comum encontrarmos pessoas com essas linhas demasiado acentuadas, mas também existem pessoas sem essas curvaturas. A maior parte das pessoas já teve algum tipo de dor na coluna. Dores da coluna são comuns, principalmente, após grandes esforços ou a realização de tarefas repetitivas. Em alguns casos, duram apenas breves momentos e não implicam, necessariamente, um problema grave na região. No entanto, há casos em que as dores se manifestam como um sintoma de patologia crónica na coluna.

 

JOELHO – O joelho é uma articulação complexa que exige flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo; possui ligamentos que estabilizam a articulação, que auxiliados pelos meniscos estabilizam o joelho, amortecendo o impacto sobre as cartilagens. Um joelho saudável depende da estabilidade e do bom alinhamento da articulação. As lesões do joelho podem surgir por trauma direto (pancadas) ou indireto (entorse). O uso inadequado e excesso de carga podem igualmente afetar o joelho. As lesões mais comuns no joelho são as ligamentares, as meniscais e as da cartilagem e são muito temidas pelos desportistas, principalmente porque diversas patologias podem impedir a continuação da prática desportiva. As causas da dor no joelho são decorrentes de diversos fatores, justamente por causa da complexidade dessa articulação. A dor no joelho é comum e afeta pessoas de todas as idades. A sua intensidade e duração variam e o desconforto pode dar origem a inchaço e dificuldade nos movimentos. Normalmente o diagnóstico das lesões do joelho é rápido, no entanto, há situações em que devido à complexidade das estruturas envolvidas é necessário recorrer a meios complementares de diagnóstico (radiografia e ressonância magnética) para se avaliar o tipo de problema que está a causar a lesão no joelho. O joelho é, então, uma articulação vulnerável a vários traumatismos e as suas lesões são um dos motivos mais comuns de consulta a um ortopedista.

 

MÃO, PUNHO E COTOVELO – A mão é o instrumento de trabalho por excelência do ser humano, que só quando privado do seu uso normal se apercebe da sua importância. Como consequência, o punho e o cotovelo também influenciam o dia-a-dia.  O punho é uma articulação especial, dada a sua flexibilidade e força. Ela permite, em simultâneo, movimentos muito amplos e estáveis de modo a tornar possível a manipulação de objetos delicados ou muito pesados. A dor no cotovelo é comum em pessoas que praticam exercício físico de intensidade, como a musculação, ou que praticam algum tipo de deporto que exige esforço dos braços (por exemplo: crossfit, ténis ou golfe). Normalmente, a dor no cotovelo não está associada a uma patologia grave, mas pode ser bastante incomodativa uma vez que provoca um desconforto especial dado que o cotovelo é uma articulação utilizada em quase todos os movimentos do braço e da mão. As lesões da mão, punho e cotovelo são das mais frequentes em Ortopedia. Estas podem ter diversas causas como doenças reumatológias, distúrbios metabólicos, tumores, doenças infeciosas e traumas.

 

 

OMBRO – O ombro é uma articulação bastante complexa e é a que apresenta maior eixo de movimento. Para que os movimentos do ombro ocorram normalmente é indispensável a integridade dos músculos, ossos, tendões e articulações. As lesões do ombro são frequentes em desportistas ou em resultado de atividades do dia-a-dia com maior exigência física que envolvem movimentos excessivos e repetitivos do braço acima da cabeça. Os problemas mais comuns no ombro são a tendinite, bursite, artrite e lesões variadas que afetam o complexo do ombro. Todas estas patologias do ombro limitam o movimento do mesmo e causam dor, com maior ou menor intensidade. Hoje em dia, e graças à evolução dos meios complementares de diagnóstico, é possível um melhor diagnóstico das patologias do ombro. Com recurso a equipamentos de última geração, a equipa especializada em Ombro consegue oferecer um tratamento mais moderno e mais eficaz em todas as vertentes da patologia do ombro.

 

PÉ E TORNOZELO – O pé é formado por 26 ossos, 33 articulações e tendões. A saúde dos pés depende do equilíbrio funcional de toda a sua composição. A consulta do pé e tornozelo tem vindo a registar um aumento na procura por parte de quem pratica exercício físico para controlo de determinada patologia de forma segura e com rápida recuperação, de modo a voltar à sua atividade desportiva regular. O desempenho desportivo depende do estado de saúde dos seus pés e tornozelos. Estes são frequentemente sujeitos a esforços e traumas responsáveis pelo surgimento de lesões. Utilize sempre o calçado apropriado à atividade física que vai realizar, seja ela uma caminhada pela cidade ou uma corrida no parque.
O inchaço dos pés e tornozelos é uma queixa frequente. Se o aumento de volume nos pés, tornozelo ou perna aparece repentinamente, deve recorrer ao médico o mais breve possível. Os entorses do pé e tornozelo são muito comuns. A maioria tem uma evolução natural para a cura, contudo, em alguns casos, é necessária uma atenção redobrada de modo a evitar sequelas. A gravidade do entorse está relacionada com o número de elementos ligamentares afetados e é geralmente classificado em 3 graus de gravidade.

ver mais
ver menos

Diferenciação

Pé, Tornozelo, Artroscopia, Reconstrução ligamentar tornozelo, Traumatologia

Doenças

Artrose do tornozelo, 

Dedos em garra, 

Entorse tornozelo, 

Fraturas pé e tornozelo, 

Hallux Valgus - Joanetes, 

Lesões dos ligamentos, 

Lesões tendões, 

Prótese do tornozelo, 

Próteses dedos pé, 

Pé plano - Pé raso

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

Curso de pós-graduação em avaliação do dano corporal póstraumático – Curso de pós-graduação em avaliação do dano corporal póstraumático Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Instituto Nacional de Medicina Legal

 

1999 – Especialista em Ortopedia e Traumatologia

 

1998 – Estágio no serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital A. Michallon: Grenoble – França

 

1989 –  Licenciatura em Medicina Universidade do Porto – Faculdade de Medicina da Universidade Porto

 

2025 – Diretor do Internato de Ortopedia da ULSNE

 

2023 a atualmente – Diretor do Departamento de Cirurgia

 

Assistente Graduado sénior da ULS do Nordeste – Macedo de Cavaleiros

Responsável pela Patologia do Pé e Tornozelo da ULSNE

 

Comissão de Controlo Infeção

 

2001 a 2004 – Assistente de Ortopedia do Hospital de Vila Nova de Gaia

 

1999 a 2000 – Assistente de Ortopedia do Hospital de S. João

2023 a atualmente – Presidente da Sociedade Portuguesa de Pé e Tornozelo

 

2020 a atualmente – Revisor da Ata Médica Portuguesa

 

2020 a atualmente – Revisor Revista SPOT

 

2005 a 2007 – Membro da Coordenação da Secção do Tornozelo e Pé da SPOT

 

2009 – Vogal do Conselho Fiscal da SPOT

 

2010 – Vice Presidente do Registo Português de Artroplastias Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sub-Região de Bragança da Ordem dos Médicos

 

2017 a 2020 – Membro da Coordenação da Secção do Tornozelo e Pé da SPOT

 

2017 a 2022 – Presidente da Sub-Região de Bragança da Ordem dos Médicos

 

2019 – Honorary Guest Speaker of the Lithuanian Foot and Ankle Society Lithuania

 

2007 a 2015 – Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo

 

2017 a 2021 – Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Pé e Tornozelo

 

2021 a 2023 – Vice Presidente da Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo

PUBLICAÇÕES:
“[ 2006 ] Fracturas à volta do Joelho Referência: “O Joelho”. Editores: João Espregueira Mendes e Pedro Pessoa Lidel”

 

“[ 2015 ] Pé e Tornozelo Referência: Coordenadores: Paulo Amado, André Gomes, Paulo Felicíssimo, Nuno Corte-Real Lidel”

 

“[ 2017 ] Chronic Rupture of the Achilles Tendon Reconstructed with synthetic graft 10 / 34 Referência: Tobillo y Pie 2017, Vol. 9 (2): 161-164”

 

“[ 2018 ] Metal implant removal after consolidation of the malleolar fractures, Is worth it? Referência: Tobillo y Pie. 2018, vol. 10(1): 6-8”

 

“[ 2018 ] Relationship between professional motivations and the expectation of staying at the same workplace: A cross-sectional descriptive study with physicians in Portugal Referência: 32 International Business Information”

 

“[ 2019 ] First-Generation Total Ankle Arthroplasty: a 39-year-old case Referência: Scientific Journal of the Foot & Ankle. 2019, Vol. 13(3): 228-31”

 

“[ 2023 ] Osteomyelitis of the Ischium in a Hemodialysis Dependent Adult – A Rare Case Report Referência: SVOA Orthopaedics (2023) 3:6, 168-173.”

Treating sequel of Clubfoot by Ilizarov technique – Poster apresentado no V Congresso EFORT

 

[ 2002 ] Insucessos e Dificuldades em Traumatologia – Participação na Mesa Redonda das 1ª Jornadas de Traumatologia do Hospital de S. Gonçalo

 

[ 2003 ] O uso de colagénio com gentamicina no tratamento de infeções no pé diabético neuropático – Comunicação livre apresentada no VI Congresso EFORT

 

[ 2003 ] The use of implants of collagen with gentamicin in the treatment on infections of neuropathic diabetic foot – Poster apresentado no VI Congresso EFORT

 

“[ 2003 ] Hallux Valgus do Adolescente Comunicação apresentada nas X Jornadas Nacionais de Ortopedia Infantil”

 

“[ 2003 ] Artrodese do Tornozelo – Experiência do centro Hospitalar de Gaia Comunicação apresentada no Congresso Nacional do Pé 2003”

“[ 2004 ] Artroplastias da tíbio-társica com prótese Salto Comunicação apresentada em “Um dia com o pé””

 

“[ 2010 ] Hallux valgos em doente com artrite reumatoide Comunicação apresentada em “Um dia com o pé””

“[ 2011 ] Astragalectomia com 35 anos de evolução Apresentação de um caso clínico nas III jornadas Porto – Barcelona”

“[ 2012 ] Pé boto não tratado em paciente de 65 anos – o que fazer Apresentação de um caso clínico nas IV jornadas Porto – Barcelona”

“[ 2012 ] Artrodese do tornozelo Comunicação a convite da Sociedade Lituana do Pé”

“[ 06/2015 ] Clinical cases of subtalar stabilization Current Concepts in the Diagnosis and Treatment of Talotarsal Joint Subluxation”

“[ 01/2017 ] I Curso Hispano-Portugués de Cirurgía Pie y Tobillo en Cadáver Professor”

“[ 03/2017 ] Treatment of Chronic Achilles tendon ruptures with defect IV Tarpautine Pèdos ir Ciurnos Chirurgijos Konferencija”

“[ 09/2017 ] Curso Avançado de Pé e Tornozelo – Teórico-Prático em Cadáver Faculty”

“[ 01/2018 ] Curso Hispano-Portugés de Cirurgia Pie y Tobillo en Cadáver Professor/Monitor de Técnicas em Cadáver Moderador Mesas Palestra: Osteotomia de Weill Tendinopatias Aquiles”

“[ 03/2018 ] Complicationes en la artroplastia de tobillo VI Jornada del Grupo Pie y Tobillo CyL Realização de Artroplastia do Tornozelo com transmissão para auditório”

“[ 05/2018 ] Congresso Nacional do Pé e Tornozelo 2018 Moderador Mesa Redonda Palestra – Artrose do Tornozelo Palestra – A minha Opção é artroplastia”

“[ 06/2018 ] Osteotomias Distais I Jornadas Porto – Hamburgo Moderador 2 mesas Redondas”

“[ 10/2018 ] 39th SICOT congress Comunicações Livres:

Total Ankle Replacement

The Outcome of Surgical Treatment of Tarsal Tunnel Syndrome”

“[ 02/2019 ] P28 cadaveric Training Day Várias Apresentações sobre Patologia do Pé e Monitor do treino em Cadáver”

“[ 12/2019 ] EFAS 2019 Advanced Symposium Workshop P28 Current Concepts for MTP, Lisfrank and Calcaneus fractures Inovations in Hallux Valgus corrections”

“[ 10/2021 ] EFAS Congress 2021 Speaker – Rotational concerns in Hallux Valgus Surgery”

“[ 11/2021 ] AO Course Faculty Apresentação 2 Comunicações Monitor na Cirurgia em cadáver”

“[ 01/2022 ] Cirurgía Pie y Tobillo en Cadavér 2 Comunicações: Técnicas en la cirugía del Hallus Valgus, Tendinopatia Insercional del Aquiles Monitor de técnicas em cadáver”
“[ 11/2022 ] Osteo NS’22 – Novi Sad – Sérvia

 

Apresentação de conferencias:

Lesões Condrais do Astragalo

Roturas crónicas Aquiles”

 

“[ 03/2023 ] I Congresso Luso Hispanico de Cirurgia do Pé e Tornozelo Conferencia – A Artroplastia do Tornozelo – Quando?”

“[ 09/2023 ] New Clip Technics Monitor técnicas em cadáver

Conferencias sobre:
Osteotomias do calcaneo
Artrodeses tornozelo
Osteotomias distais tibia”

“[ 12/2023 ] Congresso Nacional Pé e Tornozelo

Conferencias:
Osteotomias do calcaneo
Inovações em Cirurgia Pé eTornozelo”

ver mais
ver menos