Skip to main content
A Medicina Interna no Trofa Saúde Hospital em Alfena
publicado em 17 Out. 2017

A Medicina Interna é uma especialidade que desenvolve a sua atividade clínica em meio hospitalar e que é considerada a “mãe” de todas as especialidades médicas.

 

O Médico Internista diagnostica e trata todas as doenças do foro médico que afetam adultos e idosos. Aborda o doente como um todo e tem um papel fundamental na orientação de doentes com múltiplas patologias.

 

  1. No Serviço de Urgência, onde o médico internista é responsável pela abordagem de quadros clínicos graves e urgentes, como por exemplo no diagnóstico rápido e no tratamento eficaz de doentes com enfartes, AVCs ou pneumonias.
  2. No internamento, é realizada uma visita médica diária, onde o médico internista reavalia e orienta doentes com patologias que requerem vigilância e tratamento em meio hospitalar. O Trofa Saúde Hospital em Alfena está dotado de uma Unidade de Cuidados Intermédios, onde ficam internados os doentes com quadros clínicos mais graves.
  3. Na consulta externa, o médico internista exerce uma atividade médica que visa o diagnóstico e a prevenção de doenças ou das suas complicações, reavalia periodicamente doentes com patologias crónicas e investiga quadros mais complexos.

 

A consulta de Medicina Interna engloba várias áreas diferenciação: a consulta de risco cardiovascular, a consulta de doenças auto-imunes, a consulta de doenças hepáticas e a consulta de controlo da dor.

 

O Trofa Saúde Hospital em Alfena está dotado de uma Unidade de Convalescença, que foi criada com o objetivo de apoiar o doente e a sua família em períodos de maior debilidade ou dependência, como por exemplo, nos períodos após internamento hospitalar, em que o doente está mais debilitado, após um AVC ou após uma fratura.
A vigilância clínica dos doentes da Unidade de Convalescença é também da responsabilidade dos Médicos de Medicina Interna. O facto da Unidade de Convalescença estar inserida dentro de um Hospital, permite que os médicos responsáveis solicitem a colaboração de outras especialidades hospitalares sempre que necessário.

 

A Unidade de Convalescença tem à disposição dos clientes, valências como a Nutrição clínica, a Terapia da Fala e a Terapia Ocupacional. Nos casos indicados, e mediante prévia avaliação por Fisiatria, os utentes realizam diariamente tratamentos de fisioterapia e cinesioterapia respiratória.

 

A Unidade de Convalescença possui também a valência de Cuidados Paliativos, contando com um corpo clínico vocacionado para proporcionar cuidados de conforto e alívio da dor a doentes com patologias incuráveis.

A Medicina Interna é uma especialidade que aborda o doente como um todo, integrando o vasto conhecimento clínico e os meios complementares de diagnóstico de modo a dar uma resposta rápida e eficaz às situações clínicas mais urgentes ou complexas, sendo a especialidade nuclear de todo e qualquer hospital.