Skip to main content

Laser: uma nova luz de esperança no tratamento de derrames

publicado em 26 Ago. 2024

Tal como a Medicina em geral, a Cirurgia Vascular tem progredido rapidamente com técnicas novas e eficazes para tratar os seus doentes.

 

Dentro deste cenário, uma das técnicas recentemente introduzida e que permitiu uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes é o laser transdérmico.

 

Neste artigo vamos entender melhor como e quando esta tecnologia revolucionária pode ser benéfica no tratamento dos doentes vasculares.

 

A Doença Venosa Crónica (DVC) começa com a presença de “derrames” ou “aranhas” vasculares, com progressão para varizes tronculares (que fazem saliência), edema (pernas inchadas), coloração escurecida e úlceras venosas (feridas nas pernas). A DVC é muito frequente na população portuguesa e é uma causa importante de diminuição da qualidade de vida. Deve evitar-se o pensamento redutor de encarar a doença como apenas um problema estético, uma vez que as suas complicações, como tromboses, hemorragias e úlceras, são muito graves. Sendo a DVC evolutiva quando não tratada, a sua progressão pode e deve ser impedida e isso implica inicialmente a consciencialização de que é uma Doença e, como tal, deve ser precocemente diagnosticada e tratada.

 

Os sintomas de DVC são formigueiros, dor, ardor, cãibras, sensação de pernas pesadas, edemaciadas e/ou cansadas. Este mal-estar nas pernas é agravado pelo calor, pior ao final do dia e após ter passado muitas horas sentado ou de pé parado. O compromisso da qualidade de vida associado à DVC é de tal forma importante que pode conduzir a vergonha em expor as pernas, constrangimentos, incapacidade de realizar atividades que impliquem estar muito tempo de pé por cansaço extremo, com consequente perda da autoestima, isolamento e depressão.

 

O laser transdérmico é um dispositivo médico que usa um feixe de laser para emitir ondas de calor através da pele. O feixe de laser utilizado é extremamente seletivo e tem como alvo as pequenas veias que pretendemos eliminar, poupando os tecidos envolventes.

 

Os protocolos médicos mais modernos e atuais recomendam a utilização de laser transdérmico para varizes de menores calibres (“derrames” e “aranhas” vasculares). Esta tecnologia pode ser usada isoladamente ou em associação com outras técnicas, potenciando ainda mais os seus benefícios. A associação de outras técnicas ao laser e o ajuste rigoroso dos parâmetros de energia utilizados permite que o tratamento seja seguro, confortável e eficaz, desde que realizado por um Cirurgião Vascular experiente. Após uma detalhada avaliação em consulta, é elaborado um plano de tratamento meticuloso para cada situação, com explicação de todos os passos necessários e esclarecimento de dúvidas.

 

Disponível no Trofa Saúde Braga Centro, o Laser Transdérmico é mais uma ferramenta que nos garante excelência de resultados, na vanguarda da tecnologia.