Skip to main content
Micoses nas unhas dos pés
publicado em 22 Jun. 2022

A onicomicose é uma infeção causada por um fungo comum e frequente nas unhas. Clinicamente, apresenta-se como uma descoloração e espessamento das unhas, podendo causar incómodo e constrangimento social, causando um efeito moderado na qualidade de vida do doente, devendo ser tratada.

 

Esta patologia é mais frequente nas unhas dos pés, podendo, no entanto, também surgir nas unhas das mãos. A sua prevalência é mais frequente nos pés, devido ao facto de as unhas neste membro terem um crescimento mais lento quando comparado com o das unhas das mãos, e pelo facto de os pés estarem confinados a um ambiente húmido e escuro – o calçado. Além disso, pode estar associada a outras patologias do pé, como sejam o excesso de transpiração, traumatismo na unha, hábitos tabágicos, para enumerar apenas algumas.

 

Esta infeção fúngica nas unhas dos pés é, geralmente, mais frequente nos homens do que nas mulheres, principalmente numa faixa etária mais envelhecida e se os mesmos apresentarem outras patologias associadas.

 

O tratamento varia consoante o tipo de onicomicose (micose da unha),do número de unhas afetadas, da área e espessura das mesmas, bem como da idade do doente. Antes de iniciar o respetivo tratamento, o mesmo deverá confirmar o diagnóstico, sendo este diferenciado por um profissional de saúde, para que a terapêutica associada seja a mais indicada.

 

Existe sempre a possibilidade de recidiva, após a cura, e, por tal, deve-se ter cuidados de higiene específicos com os pés e o calçado.

 

Na tentativa de evitar novos contágios, a prevenção é essencial!

 

Alguns pontos a ter em conta passam por:

 

  • Lavar as mãos e os pés após contacto com outra pessoa com infeção nas unhas;
  • Não andar descalço em locais públicos (praia, piscinas, balneários, etc.);
  • Manter os pés secos sempre que possível;
  • Cortar/limar frequentemente as unhas;
  • Não roer as unhas ou cortar a pele em seu redor;
  • Arejar devidamente o calçado;
  • Evitar partilhar calçado.

 

Os pés são a base de sustentação do corpo humano, suportando todo o seu peso, permitem-nos caminhar, estando assim sujeitos a lesões frequentes e ferimentos. Muitas vezes são maltratados, esquecidos até!

 

Consulte a especialidade de Podologia, por rotina, pelo menos uma vez por ano, de forma a prevenir estas e outras patologias deste membro.