Skip to main content

Tratamento cirúrgico da Obesidade e acompanhamento Psicológico

publicado em 05 Out. 2020

A obesidade é uma doença crónica e tem graves consequências ao nível da saúde das populações, assumindo um papel de crescente relevância e preocupação por parte da Organização Mundial da Saúde.

 

Sabia que não existe só um, mas uma multiplicidade de fatores para o desenvolvimento desta patologia?
De facto, a obesidade resulta de uma junção de fatores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais, difíceis de controlar na sua dinâmica e que fazem de cada doente um caso único e especial. É uma doença crónica, muitas vezes desvalorizada por ser muito frequente, com importantíssimas consequências ao nível do equilíbrio metabólico e psíquico dos doentes. O impacto no seu controlo reflete-se em aspetos tão díspares como: melhorias significativas na execução das atividades de vida diárias (cuidar da própria higiene e poder brincar com os filhos), aumento da autoestima, autoeficácia, diminuição do risco de cancro, impacto cardiovascular (diminuição da hipertensão arterial, risco de enfarte do miocárdio ou AVC), prevenção ou remissão da Diabetes tipo 2, controlo da apneia de sono, diminuição de cefaleias, incontinência urinária de esforço ou queixas osteoarticulares, entre outros. Cada caso é um caso, existindo respostas técnicas modernas, seguras, eficazes e validadas pela ciência atual. Este é um problema que deve ser encarado com pragmatismo, fugindo a estigmas que nada ajudam os doentes. De acordo com o perfil da pessoa em causa, cabe à equipa de Tratamento de Obesidade apresentar um plano individualizado de intervenção nutricional, medicamentosa ou cirúrgica, sempre devidamente complementado por um adequado acompanhamento psicológico e de atividade física.

 

A Cirurgia Bariátrica, com um papel cada vez mais importante no tratamento da obesidade refratária aos tratamentos conservadores, pela sua eficácia e segurança após décadas de experiência acumulada, assume-se como uma opção muito eficaz e aplicável a um número crescente de doentes. O Bypass ou o Sleeve gástricos, quando adequadamente propostos, proporcionam rápida resolução da Obesidade, com resultados notáveis na qualidade de vida e mesmo na longevidade dos envolvidos.

 

Por que é que o acompanhamento psicológico é tão importante antes e depois da cirurgia?
Apesar de a obesidade ser uma doença orgânica, por vezes coocorre com perturbações psicológicas, como a ansiedade, depressão, fome emocional, síndrome de hiperfagia noturna e a ingestão alimentar compulsiva. Pode não existir uma relação dependente entre a obesidade e a psicopatologia, mas muitas vezes estão associadas. Os doentes têm de ser avaliados antecipadamente para percebermos se estão estabilizados do ponto de vista psicológico para serem submetidos a uma cirurgia que lhes permita a perda ponderal de peso. O impacto que a cirurgia bariátrica tem no tratamento da obesidade é tão importante que há uma resignificação da imagem corporal e no próprio estilo de vida, daí o acompanhamento psicológico pós-cirúrgico ser fundamental.

 

No Trofa Saúde Boa Nova (em Matosinhos) temos uma equipa motivada e muito experiente no acompanhamento dos nossos doentes nesta área. A obesidade, quando bem tratada por uma equipa multidisciplinar conhecedora das várias armas disponíveis pode ser revertida de forma segura e sustentada, conseguindo-se resultados rápidos a nível físico e psíquico.