Varizes: mais do que uma questão estética - Trofa Saúde Alfena Skip to main content

Varizes: mais do que uma questão estética

publicado em 23 Ago. 2022

As varizes são veias dilatadas e tortuosas em que há perda da capacidade de promover o retorno venoso do sangue dos membros inferiores para o coração. Por frequentemente se acreditar que é apenas uma questão estética, este problema crónico, de evolução lenta e que pode ser hereditário, é muitas vezes negligenciado. Porém, na ausência de tratamento adequado, podem surgir complicações, tornando-se um grave problema de saúde.

As varizes afetam cerca de 35% da população portuguesa, com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos (60%), embora também afete os homens numa percentagem significativa (40%).

Fatores de risco

São fatores de risco para o aparecimento de varizes: a idade, o género feminino, o sedentarismo e períodos prolongados em pé, a toma de anticoncecionais (pílula), o excesso de peso, os tratamentos de reposição hormonal, a gravidez e a predisposição genética.

Para além do impacto estético, as varizes podem estar associadas a sintomas como a sensação de peso nas pernas, fadiga, dor e edema (inchaço) dos membros inferiores, prurido (comichão) e cãibras noturnas. Estes sintomas tendem a aumentar com o calor e no final do dia.

Na ausência de tratamento, as varizes podem evoluir para complicações, como tromboflebite, trombose venosa (presença de coágulos nas veias), varicorragia (sangramento de varizes), lipodermatoesclerose (inflamação, endurecimento e escurecimento da pele dos membros inferiores) e desenvolvimento de feridas crónicas(úlceras venosas).

O estudo com o Eco Doppler faz parte do diagnóstico e do planeamento terapêutico, uma vez que este exame avalia a função das veias, superficiais e profundas, e identifica aquelas que estão na origem das varizes, por onde devemos iniciar o tratamento que é sempre individualizado. Não existe o melhor tratamento, existe o mais adequado para cada caso.

 

Atualmente, existem à disposição muitos tratamentos inovadores, eficazes e minimamente invasivos, que permitem tratar a doença venosa de base e também as veias inestéticas, associando a saúde à beleza das pernas.

 

Nas unidades Trofa Saúde pode contar com uma equipa de médicos especialistas em Cirurgia Vascular dedicada e
altamente experiente, que tem ao seu dispor as mais recentes técnicas de diagnóstico e tratamento com equipamentos modernos e de última geração.

Autores

Especialidades relacionadas