A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.
É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.
A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:
Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.
Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.
Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.
Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes
Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.
Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).
Mestrado integrado em Medicina Dentára no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte
Curso de Cirurgia Oral na Universidad de Ciências de La Habana
Especialização em Ortodontia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto