Aparelhos Dentários: sistema de alinhadores vs aparelho convencional - Trofa Saúde Skip to main content

Aparelhos Dentários: sistema de alinhadores vs aparelho convencional

publicado em 30 Set. 2022

A ortodontia é a área da Medicina Dentária que está responsável pela prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares. Para tal, tem ao seu dispor uma multiplicidade de ferramentas, como é o caso dos aparelhos dentários, que, nos dias de hoje, existem várias opções para correção das diferentes situações e de acordo com a preferência dos doentes.

A estética é cada vez mais um fator valorizado e, por isso, os Sistemas de Alinhadores surgiram para proporcionar uma alternativa ao tratamento ortodôntico convencional (aparelho dentário com brackets).

Nos dias de hoje, os sistemas de alinhadores estão já bastante mais desenvolvidos desde o primeiro surgimento, que remonta aos anos 2000, havendo, portanto, no mercado várias empresas que se dedicam ao fabrico e comercialização dos mesmos. O alinhador dentário é feito num material termoplástico bastante confortável e fácil de colocar e retirar da cavidade oral.

 

Muitas vezes surgem algumas dúvidas em relação à eficácia destes sistemas pelo facto de poderem ser removidos para comer e fazer a higienização dentária, mas de facto esta pode ser vista como uma grande vantagem, pois desta maneira é possível manter uma higiene oral adequada e não haver restrições no que diz respeito à alimentação.

Em estudos recentes, quando comparando o sistema convencional com o sistema de alinhadores, o segundo apresenta:

  • Maior eficácia e previsibilidade no tratamento;
  • Menos índice de placa bacteriana e portanto menos índice de gengivite e doença periodontal;
  • Menos dor/desconforto nos dias subsequentes à consulta de controlo;
  • Maior estética;
  • Menor tempo de tratamento (quando são cumpridas as recomendações do Médico Dentista e do fabricante no que diz respeito ao tempo diário de utilização);
  • Menor aparecimento de úlceras na cavidade oral;
  • Menor necessidade de consultas de urgência durante o tratamento.

Apesar das inúmeras vantagens que os sistemas de alinhadores dentários apresentam, há casos específicos em que não são aconselhados. É na consulta de Medicina Dentária, com Ortodontista, que se efetua a avaliação que permite aferir a viabilidade, ou não, para esta opção terapêutica, que se esclarecem todas as dúvidas e se elabora o melhor plano para cada caso.

 

Olhe pelo seu sorriso e visite o seu médico dentista de confiança!